Tipos de castanhas

Tipos de castanhas

Castanhas - Por que devemos variar os tipos?

Apesar de todas pertencerem ao grupo das oleaginosas, os diferentes tipos de castanhas diferem em quantidade de calorias, nutrientes e gorduras.

Calorias

Primeiramente vejamos a diferença entre calorias. Engana-se quem acha que a diferença é pequena entre as castanhas. Essa diferença chega a ser de 200 kcal entre a castanha de caju e macadâmia.

1.    Castanha de caju

429 kcal

2.    Amendoim

477 kcal

3.    Amêndoas

500 kcal

4.    Avelã

588 kcal

5.    Nozes

607 kcal

6.    Castanha do Pará

613 kcal

7.    Macadâmia

623 kcal

  • valores referentes a 100g do alimento

Para os preocupados com as calorias, o mais indicado é consumir as castanhas de caju, amendoins e amêndoas. Moderação é a chave para nozes, castanhas do Pará e macadâmias.

Gorduras

Sabemos que entre as gorduras temos as benéficas ao coração - chamadas mono e poli-insaturadas - e aquelas que, em excesso, podem criar complicações e favorecer doenças cardiovasculares - as saturadas.

Confira as quantidades a seguir:

 

Saturadas

Mono e poli-insaturadas

1.    Avelã

8%

88%

2.    Amêndoa

8%

88%

3.    Nozes

8%

87%

4.    Macadâmia

16%

79%

5.    Castanha de caju

17%

78%

6.    Amendoim

20%

76%

7.    Castanha do Pará

24%

72% 

  • valores referentes a 100g do alimento

Assim, quando o assunto é gorduras, indica-se o consumo das oleaginosas com menor quantidade de gorduras saturadas e grande quantidades de mono e poli-insaturadas.

Dessa forma, a avelã, amêndoa e as nozes são mais indicadas, devendo as macadâmias, castanhas de caju, o amendoim e a castanha do Pará serem consumidas em menor quantidade.

Nutrientes

Castanha de caju: Fósforo e Potássio que participam da prevenção da osteoporose.

Amêndoas: Fibras que auxiliam no funcionamento intestinal e Vitamina E - antioxidante que diminui o envelhecimento celular.

Amendoim: Cuidado para a presença de Aflotoxina, uma substância produzida por fungos. Procure sempre o selo de qualidade do produto.

Avelã: Ricas em Magnésio e vitaminas do complexo B que são anti-inflamatórias e auxiliam na saúde do coração. 

Nozes: A mais indicada pelo Inmetro, possui a maior quantidade de ômega 3, ajudando a manter a saúde do coração.

Castanha do Pará: Rica em selênio, um antioxidante que protege as células, evitando alguns tipos de cânceres e o envelhecimento celular. Como é rica em gordura saturada, essa é a castanha que deve ser consumida com moderação.

Macadâmia: Pelo seu alto teor de gordura monoinsaturada, combate o LDL e regula o colesterol ruim.

 

Dica de ouro

Quando o assunto é oleaginosas, a dica de ouro é variar o tipo de castanha para garantir o aporte de nutrientes necessários, consumindo com moderação a castanha do Pará e o amendoim. 

Vale a pena lembrar também de não consumir aquelas com grande quantidade de sal, uma vez que pode levar à hipertensão arterial. A saúde do seu coração agradece!

UTI das Ideias - Soluções Corporativas em Web e Design