Supermercado saudável

Supermercado saudável

 Caminhar pelos corredores dos supermercados adquirindo produtos alimentícios parece ser uma tarefa simples, porém fazer escolhas saudáveis e evitar os excessos requerem alguns cuidados:

• Se possível, não vá ao supermercado em horários de pico, isso ocorre, principalmente, durante a semana nos fins de tarde.
• Evite também os dias de maior movimento, em geral, dias de pagamentos (5º dia útil). 
• Faça uma lista do que precisa comprar e coloque as quantidades de que necessita, evitando cair nas tentações das ofertas. Imagine o seu cardápio da semana e compre o suficiente para sua família.
• Pratique a compra mensal: liste os itens de que necessita para um  mês e, quando forem estocáveis, se possível, compre de uma vez só, o que evita idas desnecessárias ao supermercado.
• Compre uma vez, no máximo duas, por semana os alimentos perecíveis, como verduras, frutas e laticínio.
• Nunca vá as compras com fome. A sensação de fome estimula a compra de alimentos mais calóricos e em maior quantidade, o melhor horário para fazer as compras é logo após o almoço.
• Deixe as crianças em casa. As crianças estimulam as compras de guloseimas.
• Chegando ao supermercado, vá direto ao seu objetivo e, se for a compra do mês, comece pelo setor de estocáveis, eles não necessitam de refrigeração e, por isso, ficam na temperatura ambiente por mais tempo.
• Evite passar pelos corredores de refrigerantes e bolachas, estes itens você deve evitar ter em casa, não faz bem para ninguém, principalmente para as crianças.
• Leia os rótulos de todos os alimentos verificando os de maior prazo de validade e a melhor composição nutricional, ou seja, aquele que possui menos sódio, menos gordura saturada, menor açúcar. Dê preferência aos integrais. Evite produtos alimentícios cheios de químicos.
• Na hora de comprar as frutas, verduras, capriche na variedade. Quanto mais variadas, mais nutritivo o cardápio. Opte por frutas e verduras da época, são mais baratas e mais nutritivas.
• Escolha alimentos naturais e evite os industrializados - caldo de carne, caldo de frango, molhos prontos, refrescos artificiais, refrigerantes, entre outros.
• Evite alimentos enlatados - prefira o tomate para fazer o molho à lata de molho pronto.
• Use as ervas e especiarias evitando os temperos prontos.
• Quando for necessário adquirir produtos enlatados, cuidado com as tampas abauladas, eles indicam presença de bactérias.
• Produtos conservados no azeite são mais saudáveis em relação aos conservados na água, eles possuem menor teor de aditivos, para não ter problemas com a porcentagem de gordura. A dica é o consumo moderado.
• Na ausência de frutas, as polpas são indicadas para o preparo de sucos. Evite os de caixinha.
 
Atenção: alimentos como nuggets e batata são pré-fritos, possuem alto teor de gordura.
 
Dicas rápidas:
 
- Prefira uma dúzia de laranjas a um litro de suco de caixinha.
- Evite o leite de caixinha, o ideal é comprar o de saquinho, fervendo antes de usá-lo.
- Prefira arroz integral, embora ainda não seja hábito, é o melhor. Introduzi-lo de 2 a 3 vezes por semana.
- Troque a maionese pelo requeijão.
- Use azeite, é uma gordura saudável.
- A banana prata é mais indicada que a nanica, pois tem menor teor de açúcar.
- Evite o molho de macarrão instantâneo.
- Na compra do óleo dose corretamente - família de 4 pessoas no máximo 2 latas.
- Compre mais alho e cebola para preparar seu tempero caseiro.
- Evite comprar seleta de legumes (alto teor de sódio), prepare os legumes em casa.
- Na hora das compras, a praticidade é importante, mas a saúde é muito mais!
 
Saúde e praticidade -  estabeleça equilíbrio entre os dois.
 
Boas compras!


Cristina Trovó



imagem: uol.com.br
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