O segredo do envelhecimento saudável

O segredo do envelhecimento saudável

O segredo do envelhecimento saudável

 

 

O Brasil atualmente passa por uma fase de transição etária da sua população. Acredita-se que o número de idosos dobrou nos últimos 20 anos, correspondendo a cerca de 12% da população total de acordo com o IBGE. No entanto, infelizmente, apenas uma pequena porção desses brasileiros envelhecem de forma saudável. Confira as dicas que podem aumentar essa porção.

 

A importância do peso adequado

O sobrepeso e a obesidade são associados com a maior incidência de doenças que compõem a síndrome metabólica como hipertensão, diabetes e alto nível de triglicerídeos no sangue. 

Embora o peso adequado não seja garantia de um indivíduo saudável, pelo menos garante que as chances do desenvolvimento dessas doenças sejam diminuídas.

 

Evite alimentos industrializados e processados

Produtos industrializados e processados estão relacionados ao aparecimento de diversas doenças crônicas, aquelas que acompanham o indivíduo para o resto da vida. Ricos em sódio, gorduras, açúcares e aditivos químicos, eles predispõem doenças cardiovasculares como a hipertensão, aumentam o colesterol, favorecem a obesidade e diabetes, além de aumentarem as chances do aparecimento de diversos tipos de câncer.

Ex.: carnes vermelhas, carnes embutidas como presunto, mortadela, peito de peru, salame e chouriço, assim como todo produto que possua embalagem.

 

Prefira produtos naturais e grãos integrais

O consumo de frutas, verduras e legumes - de preferência orgânicos -  favorece a reserva de vitaminas, minerais e dos chamados antioxidantes, aqueles que combatem o envelhecimento das células e protegem contra alguns tipos de cânceres.

 

Obtenha a quantidade necessária de proteínas, cálcio e vitamina D

Com o envelhecimento, é comum que haja uma perda muscular. Para evitar isso, é necessário o consumo adequado de fontes proteicas e sempre praticar algum tipo de atividade física. A necessidade por cálcio e vitamina D também aumentam uma vez que a ausência desses nutrientes pode causar fraturas frequentes decorrente à osteoporose.

Exemplo de fontes proteicas: cortes magros de carnes vermelhas, aves sem pele, peixes, ovos, leite e derivados. Além de serem fontes proteicas, leite e derivados também são ricas fontes de cálcio e devem ser consumidos pelo menos três vezes ao dia.

Quanto à vitamina D, o ideal é a exposição solar em horários adequados. Para isso, consulte seu médico.

 

 

Exercite sua mente

Para evitar o declínio cognitivo e doenças relacionadas, exercite também a sua mente. Nunca é tarde para aprender uma nova língua, um instrumento, um estilo de dança; ir a peças de teatro ou realizar algo que estimule seu cérebro e mantenha você longe da rotina e solidão.

 

 

Exercite seu corpo

Seu corpo é sua casa. A cada atividade realizada ele se sentirá mais forte, evitando a perda de músculos ocasionada pela idade. Além disso, a atividade física estimula hormônios como a serotonina, que produz a sensação de bem-estar. Se possuir alguma limitação peça orientação ao seu médico e educador físico para que seja orientada uma atividade física ideal para sua realidade. Ex.: caminhada, hidroginástica, natação, aulas de dança, exercícios em praças e parques, grupos de corrida, pilates, entre outros.

Vale a pena lembrar que, em relação à questão nutricional, as necessidades variam entre os indivíduos e devem sempre acontecer sob supervisão de um profissional. Caso tenha alguma dúvida, deixe seu comentário que ficarei feliz em ajudar.

UTI das Ideias - Soluções Corporativas em Web e Design