Jejum Intermitente

Jejum Intermitente

Jejum intermitente

                                                                                            

O equilíbrio e a individualidade

Como todos já sabemos, cada um de nós tem um perfil metabólico distinto do outro. Isso significa que há divergência de como o organismo se comporta na presença dos alimentos. Estamos falando em níveis de digestão, absorção e estoque de nutrientes.

Dessa forma, algumas pessoas acabam tendo um metabolismo mais lento, em que há uma queima mais lenta de calorias para a homeostase corporal. Muitas dessas pessoas, no entanto, acabam apelando para dietas restritivas ou até realizam o jejum intermitente em busca da perda de peso a curto prazo.

Dietas Restritivas

Dietas restritivas são aquelas que restringem ou diminuem drasticamente a ingestão alimentar de algum nutriente, grupo alimentar, refeição ou de quantidade calórica de forma geral. O jejum intermitente é uma dessas dietas restritivas, uma vez que o corpo é condicionado a longos períodos sem a ingestão de alimentos. Estamos falando de 12 a 23 horas sem se alimentar, comprometendo, assim, o fracionamento das refeições.

Jejum Intermitente  

Antes de começar a falar sobre o jejum intermitente, é importante ressaltar que os estudos realizados ainda estão em fase inicial e muitos só realizados em animais. Além disso, a individualidade deve ser levada em consideração. Os resultados do jejum prolongado revelam um aumento da sensibilidade à insulina, de níveis do hormônio do crescimento e queda dos níveis de insulina no sangue. Ainda, como o corpo está condicionado a uma situação de estresse, é liberado o hormônio noradrenalina, que acelera o metabolismo e a queima de calorias.

Jejum Intermitente - Malefícios

Verdade seja dita, se há redução no consumo de calorias necessárias para a manutenção corporal, haverá perda de peso. A pergunta que fica é: vale a pena perder peso de forma inadequada, que coloca meu corpo em condição de estresse por horas?

Ainda que não seja necessária a restrição de calorias para realizar o jejum intermitente, há dificuldade em consumir os nutrientes necessários pelos adeptos da dieta, uma vez que restam poucas horas para o consumo de alimentos. Dessa forma, déficit de nutrientes como vitaminas e minerais podem ser facilmente detectados. Por isso, gestantes, crianças e adolescentes não devem, de forma alguma, realizar esse tipo de abordagem.

O jejum intermitente também resulta na liberação de corpos cetônicos na corrente sanguínea, que alteram o pH e podem causar sérios danos como coma em casos extremos. Ainda, também é possível que ocorram episódios de compulsão alimentar em decorrência do desiquilíbrio emocional ocasionado pelo jejum, frustrando o indivíduo e provocando o reganho de peso ou efeito rebote.

Indicação

Sabemos que perder peso não é tarefa fácil e que dietas restritivas parecem muito convidativas. O importante é sempre lembrar da individualidade de cada um, buscando o que realmente funciona de forma adequada e saudável para você. Corrigir erros alimentares, criar hábitos saudáveis e receber orientações adequadas é a melhor forma de obter resultados a longo prazo e sem danificar nosso companheiro de vida, nosso corpo! 

Vamos entender como seu organismo funciona? Podemos descobrir quais estratégias se adaptam melhor a você na busca pelo emagrecimento.

 

Cristina Trovó

Nutricionista

UTI das Ideias - Soluções Corporativas em Web e Design