Falando sobre Mitos - Liquidos

Falando sobre Mitos - Liquidos

 

Chá verde emagrece.

 
Mito. Acredita-se no poder de emagrecimento do chá verde pela sua ação termogênica, isso é o efeito térmico dos alimentos, quando o organismo gasta mais energia para a digestão que ganha na absorção. Esse efeito termogênico no entanto é mínimo e não produz a eficácia acreditada. Além disso, o excesso no consumo de chá verde pode prejudicar a absorção de alguns nutrientes como o cálcio pelo excesso de cafeína na sua composição.
 

· Beber água gelada de manhã emagrece.

 
Mito. Beber água em jejum não emagrece, o que acontece é que ao bebermos água produzimos a dilatação gástrica, assim com o estômago “cheio” prolongamos a sensação de saciedade.
 
A baixa temperatura da água faz sim com que o organismo queime calorias para reestabelecer a temperatura do corpo, no entanto, essa queima não é significativa, não contribuindo assim para o emagrecimento.
 

· Suco de fruta de caixinha, é saudável.

 
Mito. Muitos sucos são diluídos em água e acrescentados uma dose extrema de açúcar e também de conservantes, ficando assim com uma porcentagem pequena da fruta propriamente dita. Fique de olho nas embalagens e nos ingrediente, o primeiro ingrediente é sempre o que contém em maior quantidade no produto.
 
Ex: Água, açúcar, sucos de uva, maçã, cenoura e mirtilo, aroma sintético idêntico ao natural, acidulante ácido cítrico e estabilizante goma guar.
 
Esse produto em particular tem mais água e açúcar que sucos de fruta. Dito isso, a melhor opção ainda são os sucos naturais obtidos da fruta em natura.
 

· Posso trocar água por Isotônico.

 
Mito. O isotônico tem a função de hidratar o atleta, repor os eletrólitos perdidos durante as atividades e também fornecer carboidratos como substrato energético. Seu uso é recomendado apenas para praticantes de atividade física  durante ou logo após o exercício. Isso acontece pela grande oferta de sódio e potássio em sua composição, sendo assim não indicado para substituição de água e sucos nem para o consumo de pessoas com doenças cardiovasculares como hipertensão.
 

 .Refrigerante faz mal para os ossos.

 
Verdade. O refrigerante tem em sua composição uma grande quantidade de fósforo, esse mineral vai causar um desequilíbrio na função cálcio-fósforo. O fósforo em grandes quantidades provoca uma menor absorção de cálcio da alimentação, assim o organismo sente necessidade de retirar o cálcio dos ossos para funções metabólicas, sendo prejudicial para saúde dos ossos.
Apesar da grande quantidade de informações soltadas hoje na mídia, há uma grande dificuldade em saber o que é mito ou verdade no mundo da nutrição. O Nutricionista é o profissional preparado e mais bem qualificado para responder todas as suas perguntas, com embasamento científico, fontes confiáveis e orientações adequadas e personalizadas para o seu estilo de vida. 

Cristina Trovó
Nutricionista
 
UTI das Ideias - Soluções Corporativas em Web e Design