Enxaqueca e Alimentação: Dicas para evitá-la

Enxaqueca e Alimentação: Dicas para evitá-la

Enxaqueca

Segundo a sociedade Brasileira de Cefaleia, aproximadamente 15% da população brasileira sofre da doença. Sendo a maioria mulheres, principalmente durante o período menstrual, em geral, é caracterizada por dores intensas na cabeça. Sendo principalmente na região dos olhos, pode acarretar em sensibilidade à luz, náuseas, vômitos, tonturas e até incapacidade de realizar as tarefas diárias. De causa ainda não definida, sabemos hoje que pode ser desencadeada por fatores ambientais como qualidade do sono, tabagismo, sedentarismo, estresse e alimentação.

O que comer: 

  • Antioxidantes e anti-inflamatórios

Primeiramente, é interessante consumir alimentos com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias para o alivio das dores. Alimentos como gengibre, cenoura e as frutas vermelhas além de possuírem vitaminas essenciais, previnem a produção das prostaglandinas. Essas substâncias são conhecidas por diminuírem o processo inflamatório. Peixes ricos em ômega 3 são também interessantes por sua capacidade anti-inflamatória.

Se for o caso, discuta sobre a necessidade de suplementação desses nutrientes.  

  • Triptofano

O triptofano é o precursor do hormônio serotonina, também conhecido como hormônio da felicidade e bem-estar. Alimentos como leites e derivados, nozes, frutas, iogurtes, cereais e grãos são bons aliados.

O chocolate, apesar de fonte de triptofano, geralmente é uma exceção pois é fator desencadeante para muitas pessoas.

  • Selênio e Magnésio

Castanhas e amêndoas são ricas em selênio, mineral que atua no sistema nervoso central e que, assim como o magnésio presente nas sementes, nas folhas verdes e no feijão geralmente não são consumidos em quantidades adequadas por quem costuma ter enxaqueca, portanto, é preciso ajustar a ingesta de magnésio.

O que evitar: 

Dica da nutri: Os alimentos desencadeantes podem diferenciar de pessoa para pessoa. O ideal é relembrar quais alimentos foram consumidos previamente às crises.

Qual é a causa da inflamação? Para cada situação o tratamento é diferente. Em linhas gerais, os alimentos abaixo devem ser evitados.

  • Industrializados

O glutamato monossódico, substância responsável pelo sabor umami dos alimentos industrializados, vem se mostrando como desencadeador da enxaqueca para pessoas sensíveis.

Exemplos: Sopas e caldos prontos, macarrão instantâneo, molhos como de soja e inglês, bolachas e snacks.

  • Embutidos e defumados

Ricos em nitritos e nitratos, são toxinas que podem desencadear a dor.

  • Ricos em aspartame

Esse tipo de adoçante encontrado em produtos diet, gelatinas e refrigerantes também pode desencadear crises de enxaqueca,

  • Cafeína

Café, refrigerantes à base de cola e o chá preto são ganhadores para contribuir o início das dores.

  • Frituras
  • Jejum prolongado

Vale lembrar que, o tratamento médico, somado às mudanças na qualidade de vida também são importantes para minimizar o aparecimento da enxaqueca. Por isso, mude de vida! Se exercite mais! Consuma alimentos de maneira adequada. Abdique de hábitos como consumo de bebidas alcóolicas e tabaco. Conte comigo para te ajudar nessa jornada.

 

UTI das Ideias - Soluções Corporativas em Web e Design