Entenda a sensação de ter exagerado após comer

Entenda a sensação de ter exagerado após comer

 

 

 

 

     Sabemos que alimentação vai além da ingestão e da oferta de nutrientes, alimentar-se é um ato que desperta diversas sensações positivas. No entanto, muitas pessoas após comer têm a sensação de ter exagerado, e isso pode ser em decorrência da compulsão alimentar. Entenda o porquê de isso ocorrer, quais os riscos decorrentes e como lidar com fato.

 

Por que isso acontece?

     Geralmente, a sensação de ter exagerado é desencadeada após a ingestão de grandes quantidades de alimento. Ainda pode acontecer após comer muitas vezes, durante o dia, apesar de não sentir fome.

 

     Estresse, dietas restritivas, ansiedade, depressão, desconforto emocional são algumas causas que nos fazem comer compulsivamente.

 

Os riscos de exagerar na alimentação

      Quando sentimos a sensação de ter exagerado, precisamos estar sempre alertas. Ter episódios isolados desse comportamento é esperado, porém, quando isso se torna um hábito, devemos ter cuidado.

 

      Comer grandes quantidades de comida sem sentir fome pode ser um sinal de compulsão alimentar, um tipo de transtorno alimentar em que se come grandes quantidades em um espaço curto de tempo.

 

      Ainda, sentir sensações de ter exagerado, culpa, tristeza, ou descontrole também pode ser um sinal desse transtorno alimentar. E, uma vez que comemos e nos sentimos culpados, podemos desenvolver outros transtornos alimentares como a bulimia, a anorexia ou a distorção da imagem corporal.

 

      Por isso, ao primeiro sinal desses sintomas procure ajuda.

 

Dicas para lidar com a sensação de ter exagerado e a compulsão alimentar

      Se você tem a sensação que exagerou na refeição, tente refletir se foi um episódio isolado ou se isso acontece com recorrência.

 

      Não se julgue ou se martirize por causa disso. Confira algumas dicas: 

  1. Não faça dietas restritivas;
  2. Coma se der vontade, mas sem exageros;
  3. Não pule as refeições;
  4. Mastigue com tranquilidade;
  5. Separe os alimentos em porções.

 

      Verifique se vem ganhando peso, durante o tempo, e como anda sua relação com a comida, se há episódios de ansiedade seguido por sentimento de culpa. Se esse for o caso, um profissional nutricionista, em conjunto com um suporte psicológico, poderá auxiliar você a ressignificar sua relação com a comida e evitar essas doenças.

 

      A reeducação alimentar ajudará você a incorporar alimentos mais saudáveis na sua alimentação, ensinando a comer nas quantidades corretas para o seu corpo e a lidar com a ansiedade.

UTI das Ideias - Soluções Corporativas em Web e Design