Dicas para deixar a salada mais completa e cuidar das calorias

Dicas para deixar a salada mais completa e cuidar das calorias

 O uso de salada na alimentação é de extrema importância para a saúde, verduras e legumes, principais componentes das saladas, por serem ricos em vitaminas e minerais, importantes para o bom funcionamento do organismo, tem seu consumo diário indicado. Contribuem para que consigamos atingir as nossas necessidades destes nutrientes. É aconselhável que, sempre que possível, a ingestão de vegetais seja na forma crua, já que o cozimento elimina uma parte dos nutrientes.

Além de serem ricas em vitaminas e mineiras, são fontes de fibras, que garantem o bom funcionamento do intestino.
O mantimento de folhas verdes não deve passar de cinco dias em geladeira, devem permanecer dentro de sacos plásticos. Alguns vegetais como cenoura, beterraba, cebola, chuchu, batata tem duração maior de 1 a 2 semana. Todos devem ser armazenados sem higienização, esta deve ser feita apenas na hora do consumo, aumentando a durabilidade.
Para preparar a saladas é importante deixar as folhas de molho em solução clorada por 15 minutos, para eliminar qualquer microorganismo que possa estar presente. Vegetais que são consumidos com a casca, como tomate, pepino, também devem passar pelo procedimento. Sempre que possível consuma orgânicos, o consumo de agrotóxicos está associado com o desenvolvimento de doenças, como câncer.
Algumas dicas para saladas:
1. Além do Alface: varie os tipos de folhas. Vá ao mercado e escolha 3 tipos de folhas como alface roxa, rúcula  agrião; 
2. Proteína: Sempre adicione algum tipo de proteína em sua salada como frango, camarão, ovos ou carnes. Deixando o prato mais completo.
3. Frutas: As frutas são ótimas para fazerem parte da sua salada, além de adicionarem um sabor especial e refrescância, também vão agregar valores nutricionais. (Experimente: Manga, Laranja, Morango, Abacaxi, Kiwi, Melancia)
4. Frutas Secas:CUIDADO!  Apesas de serem saborosas podem deixar sua salada muito calórica.
5. Nozes e Castanhas: substituo nutritivo para os tradicionais croutons, além da crocância possuem “gorduras saudáveis” e são ricas em antioxidantes
6. Carboidratos: caso queira adicionar um carboidrato prefira sempre os integrais, como arroz integral, trigo inteiro, mix de 7 cereais, quinoa. Mais fibra, mais saciedade.
7. Molhos: Eles são o grande vilão das saladas por serem calóricos, prefira molhos simples, a base de limão e azeite.
8. Queijos e frios: cuidado ao adicionar queijos frios, lembre-se: quanto mais amarelo o queijo mais gorduroso e os frios são ricos sódio.
9. Ervas: refrescância e sabor para a salada e diminui a necessidade de utilizar o sal.
 
Ariela Issa
Nutricionista






imagem: revistamdemulher.com.br
UTI das Ideias - Soluções Corporativas em Web e Design