Comida Mineira

Comida Mineira

 Apreciada em todo o Brasil e até internacionalmente, a comida mineira, com suas receitas caseiras com muita carne de porco, frango, farinha e temperos da horta, é sempre sucesso nos almoços de quem gosta de apreciar um cardápio simples e gostoso.

O segredo do sabor mineiro está nos temperos caseiros, alho, cebola, entre as ervas muito usadas em Minas – como louro, manjericão, alecrim, cheiro-verde e pimenta-do-reino e uma bem peculiar da região: o ora-pro-nóbis.  Alho e cebola são ricos em antioxidantes e, principalmente o alho, possuem funções anti-inflamatórias. Já as ervas são bastante aromáticas o que diminui a necessidade de utilizarmos sal. Essa dica pode ser agregada ao nosso dia, em todas as culinárias.  
 
Os pratos mais típicos dessa culinária incluem carne de porco, como o lombo, a costelinha, o torresmo, o bacon. Todos esses cortes são “gordos” o que confere um alto teor energético para essa comida. Já a carne de frango, usada no famoso frango com quiabo deve ser consumida sem a pele. Entre outros pratos famosos temos o tutu, feijão tropeiro e a tradicional feijoada.  Todas essas preparações são bastante calóricas devem ser consumidas com moderação e devem aparecer poucas vezes no cardápio.
Como gordura, a comida mineira utiliza mais a banha do que os óleos vegetais, o que confere ao prato uma grande carga de colesterol.
 
Uma característica da comida mineira também é a fritura, encontrada nos diversos bolinhos salgados e nos empanados, como a banana frita. Não podemos esquecer o famoso queijo mineiro, presente na mesa do brasileiro, o pão de queijo e os famosos doces caseiros. 
O queijo mineiro é bastante salgado e é feito com leite integral, o que o torna rico em sódio e em gorduras saturadas, o pão de queijo segue a mesma regra, sua receita leva uma quantidade grande desse queijo, ovos e óleo, uma preparação bastante calórica, quem está em um processo de reeducação alimentar e perda de peso deve evitar. Quem possui ainda níveis elevados de colesterol ou problemas com a pressão a recomendação é a mesma. 
 
Os doces, em sua maioria compotas de frutas, possuem uma quantidade grande de açúcar refinado, para quem possui diabetes, triglicérides alto ou está querendo emagrecer é melhor não exagerar. 
 
 
A receita é sempre a mesma, com equilíbrio e moderação podemos consumir um pouco de tudo.
 
 
 
Ariela Issa
 
 
imagem: www.simplyrecipes.com/
 
UTI das Ideias - Soluções Corporativas em Web e Design