Whey protein e o ganho de massa magra
Entre os suplementos utilizados pelos praticantes de atividade física, o mais famoso e presente é, sem dúvidas, o Whey protein. Você sabe do que se trata, quais os seus tipos e se ele é essencial para o ganho de massa magra? Confira, no artigo a seguir.
O que é Whey protein
O Whey protein nada mais é do que um suplemento proteico, utilizado para o ganho da massa muscular tão cobiçada pelos praticantes de musculação. Extraído do soro do leite, ele nos dá quantidades extras de proteínas, substrato principal das nossas fibras musculares.
O papel do Whey protein para o ganho de massa magra
Se você faz acompanhamento nutricional com um profissional, lembre-se de se manter no plano alimentar, sempre consultando quanto às quantidades e à qualidade dos alimentos que vem ingerindo.
Com base nisso, sua alimentação deve ser rica em frutas, verduras e legumes, com carboidratos complexos e com proteínas de alto valor biológico.
Quando utilizamos os nossos músculos por meio dos exercícios de contração, eles tendem a aumentar de tamanho, um processo chamado hipertrofia. E para a realização da hipertrofia são utilizadas proteínas.
A recomendação diária estimada de proteínas para adultos sedentários é de 0,8g a cada quilo de peso, de 1,2g a 1,4g para indivíduos altamente ativos e 1,8g a 2g para atletas de alto rendimento.
Os tipos de Whey protein
Dentre os principais tipos de whey ofertados no mercado podemos destacar o whey concentrado, o isolado e o hidrolisado. O primeiro, o whey concentrado, é o mais acessível em relação ao preço e é composto de 80% de proteínas, tendo gorduras e carboidratos na sua composição. Já o whey isolado tem maior concentração de proteínas, chegando até a 90%, mas possui um preço mais elevado.
Por último, o hidrolisado é aquele mais caro do mercado, uma vez que as moléculas de proteínas passam pelo processo de hidrólise e são disponibilizadas em forma de aminoácidos, forma mais facilmente absorvida pelo corpo.
Então, preciso tomar whey protein para ganho de massa magra?
Não necessariamente. Como o nome já diz, o whey protein é um suplemento proteico. Logo, o melhor lugar para conseguir proteínas é na alimentação balanceada.
Com uma dieta balanceada e planejada é possível até mesmo suprir as necessidades de atletas de elite, quando o assunto é proteínas. Isso porque boas fontes de proteínas incluem carnes, leite, ovos, grãos, peixes, queijos e derivados.
Por isso, para as pessoas em geral o uso do whey protein não é necessário, sendo até mesmo descartado pelo organismo se houver excesso de proteínas no corpo.
No entanto, caso o objetivo seja hipertrofia muscular, é necessário avaliar caso a caso e acompanhar o paciente para mensuração dos resultados. Para evitar danos a órgãos como rins e fígado, além de gastos desnecessários, consulte um nutricionista ou seu médico.