Triglicerídeos e coração
5 coisas que você precisa saber sobre os triglicerídeos e o coração
É bem estabelecido na literatura que os níveis aumentados de triglicerídeos no sangue estão diretamente associados a doenças do coração como a hipertensão. Fala-se, porém, muito mais sobre a influência do LDL ou colesterol ruim sobre o aparecimento dessas doenças. Em razão disso, destacamos cinco informações que você precisa saber sobre a relação entre os triglicerídeos e o coração.
- O que são triglicerídeos e hipertrigliceridemia
Triglicerídeos são um tipo de gordura presente no sangue decorrentes do excesso de calorias ingeridas durante a refeição. Eles são armazenados nas células de gordura, os adipócitos, e liberados por uma via hormonal sempre que o corpo precisa de consumir energia.
- Consequências
Entre as consequências dos níveis aumentados de triglicerídeos está a dificuldade de circulação do sangue nos vasos sanguíneos, levando a sérias consequências ligadas a doenças cardiovasculares, por exemplo: hipertensão, AVC e infarto.
- Quais são os níveis aceitáveis
Os níveis de referência para triglicerídeos são:
- Normal – < 150 mg/dl
- Acima da normalidade – 150-199 mg/dl
- Alto – 200-499 mg/dl
- Muito alto – > 500 mg/dl
Na década de 90 muitos estudos indicaram que para cada 88mg de triglicerídeos no sangue, há um aumento de doenças cardiovasculares em 37% em mulheres e 14% em homens.
A hipertrigliceridemia é uma condição em que os triglicerídeos estão em grandes quantidades no sangue, uma vez que a ingestão de calorias está em excesso.
- Causas
De longe o fator protagonista desse quadro é o descontrole na alimentação, pois o excesso de calorias leva ao aumento dos triglicerídeos e aos demais fatores causadores. Entre eles, incluem:
- Obesidade
- Diabetes tipo 2
- Doença Renal
- Sedentarismo
- Álcool e tabaco
- Como reduzir os níveis no sangue
Sabemos, como profissionais, que reduzir os níveis dos triglicerídeos é uma tarefa difícil para a maioria dos pacientes, pois requer disciplina na mudança dos hábitos de vida. Para reduzir os níveis no sangue, é necessário:
- Perda de peso
- Controle da ingestão calórica e planejamento alimentar balanceado
- Exercícios físicos regulares
- Consumir alimentos fontes de ômega 3 como sardinha e atum
- Evitar alimentos açucarados
Segundo o HCor, Hospital do Coração, a rotina de exercícios físicos e o controle alimentar podem auxiliar na redução em até 50% dos níveis de triglicerídeos no sangue.
Cristina Trovó
Nutricionista