TPM
A tensão pré menstual é um problema vivido pela maioria das mulheres na atualidade. Definida pelo conjunto de sintomas psicológicos e físicos que aparecem no período que antecede a menstruação, se dá pelas alterações hormonais que ocorrem nessa fase. O aumento do estrogênio e a queda da progesterona podem levar à irritabilidade, depressão, dores de cabeça, obstipação intestinal, cólicas e compulsão alimentar.
Apesar disso, uma alimentação balanceada pode ser a chave para ajudar a superar as manifestações desse período. Alguns deles são:
Para combater a prisão de ventre, aposte em alimentos com efeito laxante, que ajudam na regulação intestinal:
Frutas como mamão, abacate, pêra, manga, ameixa, laranja com bagaço
Cereais Integrais: aveia, linhaça, granola, centeio e quinoa.
Vegetais crus: Alface, rúcula, agrião e couve.
Para combater a irritabilidade e depressão, aposte em alimentos que estimulam a liberação de serotonina, hormônio neurotransmissor responsável pela sensação de prazer, assim melhorando o humor diário.
Ricos em Triptofano: Leite, derivados, carne vermelha magra, mel, cereais integrais e frutas como a banana.
Ricos em Magnésio: Frutas como abacate, uva e banana; verduras como beterraba, couve e espinafre.
Ricos em Selênio: oleoginosas como castanha do pará, nozes, semente de girassol; gema e clara de ovo, carne vermelha e frango.
Para ajudar a controlar as indesejáveis cólicas, prefira alimentos com composto bioativos.
Chás que ajudam a renovar o organismo: chá de camomila, cidreira, alecrim, gengibre e canela.
Além disso, temos aqui uma lista de alimentos a serem evitados durante o final do ciclo.
Alimentos ricos em Cafeína: São capazes de estimular o sistema nervoso, causando muitas vezes irritabilidade e cefaléia.
Ex: Café, chocolate, achocolatado, refrigerantes, chá preto ou mate.
O chocolate, embora seja o alimento mais recorrente da compulsão alimentar, também deve ser evitado. Se a tarefa for muito difícil e for cair em tentação, opte por aquele meio amargo, com menos açúcar, menos gordura e mais cacau.
Aqueles ricos em Sódio que tendem a levar ao inchaço excessivo.
Ex: Embutidos, conservas, produtos industrializados em geral.
Alimentos ricos em Gorduras: Tente evitar-los! São os principais responsáveis pelo inchaço e também pelas dores de cabeça frequentes.
Uma alimentação adequada e balanceada com os nutrientes necessarios durante todo ciclo faz toda a diferença no final! Se os sintomas persistirem, procure um especialista.
Cristina Trovó
Nutricionista