Saúde pelas unhas
As unhas são constituídas por uma proteína fibrosa, a queratina, e exercem função mais do que estética no nosso corpo: elas protegem as pontas dos dedos e ainda podem indicar como anda a nossa saúde. Quando apresentam alguma irregularidade podem ser indicadores de algum problema de saúde ou deficiência nutricional, conforme observamos seus aspectos físicos e combinado ao exame clínico, podemos identificar quais são essas deficiências.
Para mantê-las sempre bonitas e saudáveis é preciso uma boa alimentação, pois manter bons hábitos alimentares auxilia no crescimento e na saúde das unhas, já que a falta de alguns nutrientes podem deixá-las quebradiças e frágeis.
A nutrição desempenha um papel muito importante na aparência e aspecto da unha. A ningestão insuficiente de vitaminas do complexo B pode provocar listras nas unhas e a falta de cálcio pode torná-las secas e quebradiças. A deficiência de vitamina C e ácido fólico pode ter uma responsabilidade parcial pelo aparecimento de problemas nas unhas.
A biotina e as demais vitaminas do complexo B juntamente com aminoácidos, vitaminas C e E, auxiliam o corpo a produzir queratina e outras proteinas importantes para o desenvolvimento de unhas fortes (READER´S DIGEST 2001).
Portanto é importante incluir alguns alimentos na rotina alimentar e garantir a saúde e beleza das unha, são eles:
Fontes de Vitamina C: Laranja, pimentão amarelo, mamão e morango.
Fontes de Vitamina E: Vegetais de folhas verdes escuras, nozes, sementes e grãos integrais.
Fontes de Biotina: Peixe de água salgada, gema cozida, levedura e grãos integrais.
Fontes de Vitaminas do Complexo B: Ovo, carne, aves e leite.
Existem algumas doenças relacionadas com as unhas, como:
Unha amarela: esta patologia é caracterizada por unhas rígidas e opacas, de cor amarelada, sem presença de cutícula, linhas transversais e longetudinais proeminentes, curvatura lateral exagerada e crescimento reduzido. A vitamina E em altas doses e por um longo período de tempo está sendo utilizada como tratamento para essa síndrome, porém o seu uso tem sido descrito como causador de sérios efeitos colaterais
Unha frágil: conhecida pela diminuição da resistência ungueal e que acomete principalmente as mulheres. A exposição a agentes quimicos, alguns cosméticos, fungos e traumas repetitivos podem desencadear a síndrome da unha frágil. O tratamento é realizado através do uso de biotina que apresenta melhora no quadro clínico.
Outros nutrientes que influenciam a saúde das unhas:
Vitamina A: aspecto de casca de ovo, enrugada, esbranquiçada e quebradiça.
Zinco: coloração acizentada, cutícula seca e grossa, descamação intensa ao redor das unhas e linhas transversais bem acentuadas.
Manter uma alimentação saudável e equilibrada garante saúde para o corpo, por isso, a nutrição é fundamental para a vitalidade e aparência das unhas.
Ariela Issa