Saiba como congelar alimentos durante o isolamento social
Saiba como congelar alimentos durante o isolamento social
Congelar alimentos e isolamento social
Na fase de isolamento social e redução de idas ao mercado, muitos pacientes me perguntam como podem conservar mais os alimentos. Confira, as seguir, dicas simples que podem tornar sua rotina na cozinha muito mais prática.
Isolamento social: como congelar alimentos?
Feijão e arroz: após cozinhá-los, não tempere o feijão para aumentar sua durabilidade. Depois de cozidos, separe em porções pequenas para serem consumidas durante a semana e, depois, congele-as. Ao retirar do congelador, tempere o feijão refogando-o com alho, cebola, sal e está pronto para consumir durante o isolamento social.
Legumes: podem ser congelados e conservados usando a técnica de branqueamento. Antes de congelar, higienize os alimentos e aqueça uma panela de água. Corte os legumes no formato desejado e adicione na água quente até ficar no ponto de cocção desejado. Em seguida, em uma travessa mergulhe os alimentos em água fria e gelo, separe em porções menores e congele-as.
Na hora de consumir, você pode temperar normalmente com azeite, limão, sal ou qualquer outro tempero de sua preferência. Congelados, eles duram até três meses na geladeira, sendo ótima opção para os tempos de quarentena e isolamento social. Exemplos de legumes: brócolis, vagens, ervilhas, cenouras, abobrinhas, batatas, mandioquinha, beterraba, berinjela, couve flor.
Carnes: quando o assunto é carne, a primeira lição é que, uma vez descongelada, não pode ser congelada novamente. Por isso, ao comprar qualquer tipo de carne, manipule-a de forma a separar em porções menores, em saquinhos de congelamento com fecho e congele. Ao descongelar e prepará-las, procure fazer receitas com molho, assim congeladas não ficam ressecadas.
Caldos, molhos e sopas: são facilmente congelados. Molhos de tomates, caldo de galinha, de carne ou mesmo de legumes como mandioquinha e mandioca também podem ser congelados de forma muito prática, perfeita para o momento de isolamento social.
Outros alimentos: você também pode congelar ervas e temperos como alho, cebola, manjericão, alecrim que, apesar da mudança na textura, durarão até um mês no congelador.
Para descongelar os alimentos, lembre-se de que isso deve ser feito sempre na geladeira e que alimentos quentes não devem ser colocados no freezer.
Outras dicas para descomplicar, na cozinha, durante o isolamento social:
- Tenha sempre potes de vidro ou sacos plásticos com fecho;
- Planeja seu cardápio da semana;
- Cozinhe durante o final da semana e congele pequenas porções para os dias da semana;
- Ao comprar carnes, separe em pequenas porções. Exemplo: se carne em bifes, congele dois ou três em um mesmo saquinho, assim você não precisará descongelar tudo de uma vez;
- Combine os alimentos e congele-os em marmitas para o dia a dia;
- Cuide da sua saúde durante o isolamento social, reserve um tempo para você na cozinha e aproveite bem os alimentos para evitar sair de casa.
Cristina Trovó
Nutricionista