Relógio biológico e nutrição

Relógio biológico e nutrição

Cronobiologia: o que o relógio biológico tem a ver com a nutrição?

Você já deve ter ouvido falar do Cronos, Deus do tempo na Mitologia Grega, não é mesmo?! O que você talvez não saiba é que juntando esse radical com a palavra biologia dá-se origem ao termo Cronobiologia, que são os impactos do nosso relógio biológico na alimentação e como ele reflete na saúde do nosso corpo. Pensando na complexidade do tema, criamos um conteúdo especial para você se informar sobre o assunto e entender como o tempo influencia na forma como você come.

 

Cronobiologia: definição

Como visto, Cronos, da Mitologia Grega, é o Deus do tempo. Logo, a junção da palavra cronos com a palavra biologia, dá origem às influências do tempo na biologia humana. Mais especificamente, estamos falando dos impactos do relógio biológico no nosso corpo. 

 

Os impactos do nosso relógio biológico

O relógio biológico influencia de diferentes formas o nosso organismo. É ele que controla a hora em que despertamos, dormimos e é o tempo que antecipa momentos de atenção nas estações do ano, por exemplo, quando devemos estar mais preparados no inverno.

O relógio biológico é principalmente guiado pela presença de luz, identificando os períodos de dia e noite, e ajudando o organismo a coordenar os horários em que as funções são mais ou menos importantes, como o estado de alerta e vigília.

Como ele é regido basicamente pela a luz do dia, quando viajamos pelo mundo e mudamos de fuso horário, nosso relógio biológico fica confuso, sem saber quais os horários certos para dormir e despertar, causando o famoso jet lag.

A relação entre o relógio biológico e a Nutrição

Você deve estar se perguntando: " Legal, mas qual a relação entre a Cronobiologia e a nutrição?"

E a resposta é bem simples: o relógio biológico também influencia nos horários em que nos alimentamos. E isso acontece de forma diferente em cada um de nós, porque cada relógio biológico é único e desempenha papéis em diferentes horários.

Apesar de termos uma recomendação dos horários das refeições, é o seu relógio biológico que deve te guiar e mostrar quais os melhores horários para se alimentar.

Dessa forma, os horários certos para tomar o café da manhã, almoçar e jantar dependerá do que diz o seu corpo.

Muito confuso?!

Por exemplo, não há porque tomar o café da manhã às 6h se não está com fome. A ideia é que você tome o café da manhã no horário em que se sente mais confortável.

No entanto, sabemos que nem sempre isso é possível, devido às atividades do dia a dia. A ideia neste caso é incorporar sua rotina nestes horários e se planejar para que isso seja possível. Assim, você consegue tirar o melhor proveito do momento e dos alimentos.

Outro aspecto que influencia no relógio biológico é o sono. Sabemos que quase um terço da população sofre de algum problema de sono. O que poucos sabem é que apenas com alimentação e uma rotina saudável é possível contornar os efeitos da insônia. Confira neste conteúdo como ter uma noite tranquila e não causar efeitos no seu relógio biológico.

Para este e outros conteúdos siga meu Instagram @cristinatrovonutricionista.

Cristina Trovó
Nutricionista

UTI das Ideias - Soluções Corporativas em Web e Design