Quarentena e alimentação no inverno

Quarentena e alimentação no inverno

 

 

Quarentena e alimentação

     Durante a quarentena a maioria das pessoas vêm me relatando que estão comendo mais, principalmente, aqueles que trabalham em home office.

     Isso é compreensível, uma vez que estamos ainda cercados por um sentimento de incerteza e temos nossos alimentos usuais e favoritos de forma totalmente acessível. Afinal, nossa cozinha está apenas a alguns metros de distância.

     No entanto, esse maior consumo de alimentos pode levar ao sobrepeso ou à obesidade. Isso pode ser aumentado ou freado com dicas muito simples, se realizadas durante o inverno.

 

Alimentação no inverno

     Durante o inverno, devido às temperaturas mais baixas, nosso metabolismo tende a gastar mais energia para nos manter com a temperatura corporal normal. Por isso, é compreensível que busquemos por alimentos mais calóricos para compensar essa perda.

     No entanto, podemos aproveitar esta época do ano com dicas simples, para eliminar algumas calorias adicionais que ingerimos durante a quarentena, confira:

 

  1. Consuma verduras em forma de refogados

     Muitas pessoas, nesta época do ano, evitam as saladas de folhas. Se for o caso, troque pelo o aumento no consumo de verduras refogadas. Brócolis, espinafre, couve-flor, acelga, agrião são excelentes opções para refogados na quarentena.

 

  1. Prefira frutas a doces em geral

 

     No inverno, potencializado com a quarentena, é fácil nos deixar levar pelos doces que nos trazer maior conforto como chocolates, balas e doce de leite por exemplo.

     Ter frutas da estação sempre na geladeira é uma boa pedida, uma vez que estimula o consumo desse grupo alimentar e ainda ajuda na ansiedade. Dentre elas destacamos morango, ameixas, uvas. Além das citadas, frutas desidratadas também são ótimas como lanches intermediários durante o trabalho.

 

  1. Sopas e caldos são perfeitos para a estação

     Geralmente nesta estação, não percebemos o suor ou a perda de líquidos pelo nosso corpo, porém a hidratação é essencial.

     Claro que ter sempre uma garrafa de água à mão é fundamental para a ingestão de água diária, mas as sopas e os caldos também ajudam.

     Aproveite a quarentena para fazer sopas de legumes ou caldos de inhame, mandioca ou batata pode ser uma boa substituição do carboidrato principal da refeição como o arroz.

     Nessas sopas podem ser adicionadas carnes magras, aveia e farelo de trigo para aumentar a concentração de fibras.  Acompanhá-las com queijos magros e torradas integrais também as tornam mais saborosas e prazerosas.

 

  1. Atenção para as bebidas alcóolicas

     Entre os que consomem bebidas alcoólicas é comum a substituição, nesta época do ano, da cerveja pelos vinhos. Na quarentena, já sabemos que o consumo está alto, logo, no inverno devemos ter muito cuidado para não exagerar nas quantidades, pois também são fontes de calorias.

     Em vez das bebidas alcóolicas aposte nos chás, e, se puder, sem adicionar açúcar.  Caso use o açúcar mascavo, demerara ou de coco, faça-o em pequena quantidade. Evite sempre o açúcar refinado, que, além das calorias, pode levar a diversas doenças crônicas com o passar dos anos.

 

Inverno na quarentena

     Esta é a estação que pode ser uma aliada, ou ser uma estação de exageros, por isso ela é ideal para diminuir os excessos da quarentena.

     Diferente dos outros invernos, temos que ter mais cuidado com a frequência com que vamos ao supermercado. A atividade física deve ser mantida, mesmo que em casa, no quintal ou em pequenas caminhadas com todas as precauções possíveis.

     Lembre-se de que mais do que nunca nossa saúde vem em primeiro lugar e de que podemos aproveitar uma das épocas mais charmosas do ano com segurança e equilíbrio.

Cristina Trovó
Nutricionista

UTI das Ideias - Soluções Corporativas em Web e Design