Quais são as dicas para o cardápio da ceia?
Ceia de Natal
Hora de comemorar é um desafio para muito difícil, principalmente para aqueles que se cuidaram o ano inteiro tentando reduzir o percentual de gordura.
Se você está em casa e vai organizar a sua própria ceia, não deixe de colocar opções mais leves para não abusar.
Quais são as dicas para o cardápio da ceia?
Mesmo com a mesa farta como de costume na tradicional ceia natalina, é possível evitar os exageros gastronômicos optando pelas preparações mais leves.
No aperitivo, o ideal são os canapés de pepino com queijo magro, carpaccio de salmão, tomate cereja com manjericão, queijos magros - pasta de ricota, muçarela de búfala - e muitas frutas da época, que servem como aperitivo ou entrada.
Mesa colorida é fundamental e ela pode ter castanhas de caju, do Pará, damasco seco, entre outras frutas secas.
Na hora da salada, podemos optar por folhas verdes variadas, com frutas e crótons; outra opção é uma salada tropical ou tabule de
quinua. Cuidado com os molhos, eles podem tornar a sua salada muito mais calórica! Duas boas escolhas de molhos são o de mostarda e o de iogurte com ervas, por exemplo, hortelã.
Pratos principais sugeridos:
Arroz com champanhe, arroz com lascas de amêndoas, arroz com curry, são boas opções.
Ao escolher as carnes, deve-se optar por carne vermelha como filé mignon, esta é uma boa opção. As carnes brancas sempre estão presentes na noite de Natal, nesse caso os campeões são o peru ou chester, devendo ficar-se atento aos temperos utilizados. Evitar os industrializados, optando pelos sucos de frutas ou pelas ervas e especiarias. Por exemplo, chester ou peru temperado ao suco de laranja, com cebolas, pimenta do reino e sal.
Na hora de escolher a sobremesa, escolher a preferida, porém cuidas da quantidade e não repetir.
Se você não fizer questão de doces, troque as sobremesas com açúcar por uma boa salada de frutas.
Capriche na decoração da mesa e dos pratos, eles podem ser simples, mas se forem bem temperados, nutritivos e bem decorados, sua ceia terá muito mais prazer.
Nós também comemos com os olhos!
Bom apetite!
Cristina Trovó
Nutricionista