Pressão Alta

Pressão Alta

Hipertensão

 

Hipertensão

A chamada pressão alta é caracterizada, como o nome já diz, pela pressão sanguínea elevada nas artérias do corpo humano, indicando que o coração está fazendo um esforço maior que o normal para “bombear” o sangue para o corpo. É uma doença crônica, ou seja, que se perpetua, acompanhando o indivíduo pela vida. É considerada como portador da doença aqueles que possuem uma pressão acima de 140/90 mmHg ou a chamada 14 por 9.

Estima-se que, no Brasil, mais de 40 milhões de brasileiros possuem a doença e cerca de 60% da população acima dos 65 anos possui hipertensão que favorece outras doenças como: infarto, aneurisma cerebral, insuficiência renal e AVC. 

Hipertensão – Causas e fatores de risco

A hipertensão, além de muito prevalente na população, é multifatorial, ou seja, seu aparecimento depende de um ou mais fatores para o seu desencadeamento. Como principais fatores de risco, temos:

  • Tabagismo;
  • Etilismo;
  • Estresse;
  • Desiquilíbrio alimentar;
  • Hereditariedade (pais, avós hipertensos);
  • Sedentarismo;
  • Outras condições associadas como: diabetes e obesidade;
  • Idade

Hipertensão – Alimentação

A alimentação é um dos protagonistas tanto na prevenção como no aparecimento das doenças cardiovasculares como a hipertensão.

 Sódio:

Você já deve ter ouvido falar que o sódio, presente no sal de cozinha, deve ser evitado por indivíduos hipertensos. Pois é isso mesmo, o sódio deve ser evitado por todos nós, pois ele leva ao aumento da pressão arterial pela sua propriedade osmótica.

Estima-se que a população consuma uma média de 12g de sódio/dia, enquanto a recomendação é de 2g de sódio/dia considerando o sal da preparação das refeições. Para se ter uma noção, cada grama de sal de cozinha contém 0,4g de sódio na composição, assim, deveríamos consumir apenas 5g de sal por dia.

 Gorduras:

São também responsáveis por contribuírem para o aparecimento da hipertensão. As gorduras saturadas e as famosas gorduras trans devem ser evitadas, pois elas, com o tempo e o alto consumo, são “depositadas” nas paredes dos vasos sanguíneos, bloqueando parcialmente o fluxo do sangue e elevando a pressão. Por isso, o colesterol alterado nos exames de sangue é tão temido.

Açúcares:

Com o tempo, os alimentos ricos em açúcares que consumimos começam a danificar a parede dos vasos sanguíneos, causando a chamada resistência à insulina, o hormônio responsável pela entrada do açúcar nas células. Uma vez que o hormônio insulina não consegue atuar na parede dos vasos sanguíneos, ocorre o envelhecimento celular e a elevação da pressão arterial.

Obesidade

A obesidade e o peso acima do ideal também propiciam a hipertensão de forma substancial. Isso se dá porque a obesidade é um processo inflamatório que “irrita” as células dos vasos sanguíneos, aumentando o processo de resistência à insulina citado acima, levando ao aumento da pressão arterial.  

Recomendações:

  • Evitar ao máximo produtos industrializados em geral (todos produtos embalados), fast food, empanados, embutidos, queijos, temperos industrializados.
  • Evitar alimentos industrializados em geral ricos em açúcares como bolos, doces, refrigerantes, produtos prontos e embalados, bolachas, etc.
  • Consumo moderado e consciente das quantidades das gorduras de origem animal como carnes, ovos, queijos e derivados.
  • Evitar alimentos que possuam gordura do tipo trans como produtos industrializados, bolachas, margarina, etc.
  • Diminuir o sal de cocção dos alimentos e incluir ervas nas preparações alimentares como: alho e cebola, manjericão, tomilho, alecrim, salsinha, coentro, menta, louro, oregano, dentre outras.
  • Realizar atividades físicas regularmente.
  • Consumir em grande quantidade alimentos ricos em propriedades antioxidantes como frutas, verduras e legumes que combatem o processo inflamatório da obesidade e resistência à insulina.
  • Consultar um médico regularmente para realizar exames de rotina e avaliação de parâmetros.
  • Realizar um acompanhamento com profissional nutricionista em caso de hipertensão, sobrepeso ou colesterol aumentado.

Apesar de aspectos genéticos influenciarem no aparecimento da hipertensão, ela pode ser combatida com hábitos de vida saudáveis e bem orientados por profissionais capacitados. A maioria deles, como mostramos, são formados pela alimentação, sendo um fator que, com certeza, fará a diferença na sua vida!

Cristina Trovó

Nutricionista

UTI das Ideias - Soluções Corporativas em Web e Design