Potes de plástico
Práticos, resistentes, transparentes e coloridos, baratos e versáteis: os recipientes de plástico conquistaram adeptos por todo o mundo. Seus efeitos para a saúde, entretanto, vem sendo questionados, pois as substâncias químicas presentes no material, em certas circuntâncias, podem migrar para os alimentos e causar alterações no organismo.
Presente em mamadeiras e outros utensilios de plástico de uso doméstico, o composto Bisfenol A foi associado recentemente a problemas hormonais, incluindo obesidade, e com o aumento do risco de câncer.
Essa substância é proibida em países como Canadá, Dinamarca e Costa Rica, bem como em alguns estados norte-americanos, mas no Brasil era utilizada na produção de garrafas pláticas, mamadeiras, copos para bebês e produtos de plástico variados sendo proibida apenas no final de 201, com prazo até o fim de 2012 para a retiradado produto das prateleirase estoques. A lei se aplica apenas á utensílios utilizados por lactentes.
Dessa maneira, os potes que são largamente utilizados nas cozinhas podem conter essa substância.
Dicas para diminuir os riscos de contaminação:
.Procurar empresas sérias que sinalizam em seu produtos se esse utensílio possui ou não Bisfenol A em sua composição;
.Não reutilizar potes plásticos (manteiga, requeijão, entre outros elementos) para armazenar alimentos. Esses potes foram desenvolvidos especificamente por seu fabricante e devem ser reciclados ou descartados após o término do conteúdo;
.O plástico é tóxico quando utilizado de maneira inadequada. Por exemplo, a importância de utilizar, nos fornos microondas, apenas plásticos próprios para esse fim. A partir de uma certa temperatura, o recipiente de plástico pode ter sua textura alterada. Com isso, os elementos quimicos presentes em sua composição podem migrar para os alimentos com mais facilidade.
.Recipientes plásticos rompidos por desgaste ou por muitas lavagens com produtos quimicos também não devem ser usados. A deterioração da película que cobre esses utensilios facilita a migração de substâncias como o Bisfenol A dos plásticos para os alimentos.
.Se for necessário, utiliza potes de plástico apenas para alimentos secos, que não sofrerão alteração de temperatura.
.Armazenamento de alimentos prontos: priorizar o uso de potes de vidro. Além de ser um material com durabilidade maior, sua higienização permite que não seja transmitido sabor ou odor a outros alimentos, garantindo a segurança do alimento. O vidro é alternativa que deveria voltar a ser mais explorada por ter qualidades como sua facilidade para ser reciclado e limpo.
É importante escolher corretamente quais utensilios serão utilizados para armazenar alimentos, dessa maneira estaremos minimizando os riscos de contaminação e prejuízos a nossa saúde.
Ariela Issa