Plantas Comestíveis Não Convencionais

Plantas Comestíveis Não Convencionais

 As plantas comestíveis não convencionais, também abreviadas de PANCS são encontradas facilmente na natureza e na maioria muito nutritivas. No entanto, a grande parcela da população não tem ideia do seu valor nutricional e das suas muitas utilidades na gastronomia mundial assim, não costumam ser muito presente na mesa dos brasileiros. Muitas vezes elas são classificadas como ervas daninhas.

No Brasil, muitas vezes são de crescimento espontâneo, isto é, facilmente confundida com plantas indesejadas nos jardins ou parques, criando assim uma ainda maior resistência ao alimento. Iguarias como, por exemplo, as folhas de bananeira, também são consideradas PANCS, uma vez que ainda que nutritivo, não é considerado um consumo usual.

As Pancs são plantas regionais ,cada região as que são características do lugar.

A seguir, vamos falar um pouco mais sobre algumas PANCS características da região Sul e Sudeste do país para que você tenha acesso e possa contribuir com uma mesa mais variada para sua família. São elas:

Pequi

O Pequi, ainda mais conhecido principalmente nos últimos anos, possui vitaminas A, C e E, betacaroteno, fibras e gorduras saudáveis. Nesse quesito a visão e pele saem ganhando e ainda ajuda a diminuir a taxa de colesterol ruim. Ainda, sua ação antioxidante pode auxiliar em infecções e prevenção do câncer. O óleo de Pequi contem compostos fenólicos anti-inflamatórios e antioxidantes, diminui a inflamação, é uma ótima opção para o esportista.

Azedinha

Com forma que se assemelha a um trevo, essa planta é fonte de vitaminas B, C, cálcio e outros minerais. Pode conter ação antibacteriana, combater infecções, efeito desintoxicante e outras funções. Ainda, alguns estudos vêm apontando uma relação benéfica entre a azedinha e o combate em inflamações renais. Indicada também para quem tem úlceras gástricas. 

Com um sabor que lembra o limão, pode ser usada em saladas ou também em pratos quentes como sopas e sucos verdes. 

Taioba

Essa planta que se assemelha a folha se couve manteiga é fonte de vitaminas A, B, C, fibras, e em minerais como cálcio, magnésio, ferro, fósforo. Muito presente na culinária mineira no passado, essa planta é preparada principalmente refogada. No entanto, tenha cuidado! Algumas plantas possuem características semelhantes e não são comestíveis. Ainda, quando crua, pode causar irritação nos olhos em decorrência da presença do ácido oxálico .Fazendo a colheita com cuidado é uma  excelente pois seu consumo tem efeito prebiótico.

Capuchinha

Que tal preparar saladas coloridas, nutritivas e incrementa – las com flores comestíveis para sair da rotina?

Algumas plantas produzem flores que podem ser usadas na alimentação. Na verdade, se observarmos nossos hábitos alimentares não vai ser difícil encontrar flores que já consumimos Ex : Alcachofra, couve – flor e brócolis.

A capuchinha é de fácil cultivo, é saborosa e alegra sua salada.

Tanto suas folhas como suas flores são comestíveis e nutritivas, além dos seus brotos que também podem ser consumidos em saladas. Chás e refogados também são uma boa pedida, tendo suas folhas com sabor semelhante ao agrião. Planta medicinal com efeito antibiótico e antitussígeno, indicada principalmente para tratar a tosse e resfriados.

As características nutricionais são variadas como presença de ferro, enxofre, cálcio e potássio, sendo a mais marcante a de ser rica em vitamina C, que classifica a mesma como planta auxiliar para o Sistema imunológico.

A manutenção da biodiversidade depende do nosso resgate.

 É esperado que em alguns anos essas e muitas outras PANCS passem dos restaurantes e dos cardápios de grande chefs para a mesa da população brasileira, afinal são de muito fácil acesso, baixo custo e de excelente qualidade nutricional. E agora, que tal experimentar alguma dessas e incorporar no cardápio do dia a dia? Além de variedade, você ainda inclui saúde e bem-estar para as suas refeições! O saudável pode ser delicioso.


Cristina Trovó
Nutricionista

UTI das Ideias - Soluções Corporativas em Web e Design