Pitaya I
Há um tempo atrás nós falamos um pouquinho sobre a Pitaya (ou fruta dragão) e suas propriedades nutricionais. Como ela vem ganhando cada vez mais adeptos, achamos importante trazermos esse assunto novamente e incorporar informações adicionais.
O nome particular de fruta dragão vem da característica da casca que se assemelha a escamas de um dragão. Sua coloração é de um tom avermelhada por fora e dentro tem duas principais varáveis, a pitaya com a polpa também avermelhada e a de polpa branca. Seu sabor peculiar e adocicado se assemelha bastante ao sabor do kiwi e ao melão.
Dentre as propriedades nutricionais, as que merecem destaque são as concentrações de vitamina E, betacaroteno, licopeno.
A Vitamina E, os carotenoides e os polifenois formam juntos uma importante combinação de antioxidante, ou seja, vai combater o estresse oxidativo nas células e assim, diminuir o envelhecimento das mesmas, ainda combatendo o aparecimento do câncer.
Também vale a pena lembrar que as gorduras presentes nessa fruta são gorduras “boas”, ou seja, óleos essenciais para o nosso corpo. Os chamados ácidos graxos ômega 3 e 6 presentes na pitaya reduzem o colesterol ruim, ajuda no controle da pressão arterial e ainda combate o aparecimento de doenças cardiovasculares.
Um estudo recente foi além. Segundo Kolla et al. realizou um experimento em 2010 com o extrato da fruta dragão e evidenciou que pelo efeito antioxidante da fruta afetou positivamente a qualidade dos vasos sanguíneos e assim levou a diminuição da prevalência de diabetes mellitus em ratos.
Ainda que os estudos dessa fruta ainda sejam escassos na literatura, já esperamos resultados promissores da composição nutricional dessa fruta.
E agora? Vamos dar uma chance para fruta dragão e turbinar a saúde? Inclua a dragon fruit em uma linda salada de frutas no final da tarde, uma sobremesa após as refeições, sucos para acompanhar, geleias saudáveis ou faça doces criativos.
Referência:
Kolla R. L. Anand Swarup, Munavvar A. Sattar, Nor A. Abdullah,1 Mohammed H. Abdulla, Ibrahim M. Salman, Hassaan A. Rathore, and Edward J. Johns. Effect of dragon fruit extract on oxidative stress and aortic stiffness in streptozotocin-induced diabetes in rats. Pharmacognosy Res. 2010 Jan-Feb; 2(1): 31–35. doi: 10.4103/0974-8490.60582