Páscoa: Por que devemos optar pelo chocolate meio amargo
Páscoa, o Cacau e sua transformação em chocolate
Graças aos Maias, que realizaram a sua descoberta aqui na América Central, hoje temos o chocolate, um dos doces preferidos pela humanidade. O processo de transformação em chocolate inclui a extração das sementes, que posteriormente são assadas, fermentadas e moídas. Após a trituração, são produzidos o licor de chocolate e a manteiga de cacau. O licor é refinado e dá origem ao chocolate em si.
Chocolate meio amargo
O chocolate meio amargo é aquele que possui de 50 a 90% de cacau, pequenas quantidades de açúcar (ou outras formas de adoçante), além da presença da manteiga de cacau. Geralmente, não há presença de leite na composição, porém chocolates de qualidade inferior podem conter óleos vegetais, manteiga e corantes artificiais.
Chocolate ao leite
O chocolate ao leite, possui uma menor quantidade de cacau na composição, sendo de 10 a 50%, manteiga de cacau, leite e açúcar em grandes quantidades. Dessa forma, com baixas quantidades de cacau, o chocolate ao leite possui menor benefício vindo do cacau.
Chocolate Branco
Não encontramos sólidos de cacau no chocolate branco. Isso porque o mesmo é feito de leite, açúcar e manteiga de cacau. Dessa forma, o chocolate branco não possui os benefícios do cacau.
Benefícios do Cacau
Em relação aos minerais, o chocolate possui quantidades de magnésio, zinco, fósforo e ferro que, apesar de ser em modesta quantidade, contribui para a ingestão diária.
Ainda mais poderoso, o cacau é rico em flavonoides, que resultam na capacidade protetora do coração, protegendo os capilares sanguíneos pela redução da inflamação.
Dessa forma, o consumo do chocolate meio amargo acima de 70% de cacau auxilia na redução da pressão sanguínea e aumento da sensibilidade à insulina. Ainda, os flavonoides vêm mostrando benefícios contra a diabetes e hipertensão.
Dicas:
- Consuma chocolates de, pelo menos, 70% cacau.
- Prefira aqueles sem açúcar.
- Cuidado com as quantidades! Lembre-se de que se trata de um alimento calórico. A indicação é de dois quadradinhos ao dia.
- Misture com frutas para servir.
- Caso apresente episódios de compulsão, consulte um profissional.