Origem das Festas Juninas
Muitas pessoas esperam ansiosamente por essa época do ano. Não é de se admirar, pois nelas temos as mais variadas brincadeiras, bebidas quentinhas, comidas gostosas, danças e muita alegria.
Mas afinal, de onde surgiram essas festividades? Engana-se aquele que pensa que as festas juninas tiveram origem no Brasil. É importante entender um pouquinho dessa tradição que já faz parte da cultura de todos nós, brasileiros.
Ela teve origem há centenas de anos na Europa e era realizada durante o solstício de verão, para comemorar o início da colheita do que os produtores rurais passavam o ano cultivando. A variedade de comidas e bebidas se dá em decorrência dessa origem. Muitos povos, por exemplo os celtas e os egípcios, saudavam essa época do ano e acabavam incorporando seus costumes à celebração.
Só depois, com o crescimento de adeptos na Europa, o catolicismo incorporou a data, coincidindo-a com o nascimento de João Batista e homenageando os três santos do mês: São João, Santo Antônio e São Pedro.
Como Portugal sempre foi um país muito católico e tinha a tradição de praticar essas festas, introduziu-a, no Brasil, no período da colonização. Com o passar do tempo, novas adaptações foram incorporadas às festas juninas, como a introdução de alimentos nativos, que os indígenas já usavam em suas próprias festas, principalmente, a mandioca e o milho.
A comida: milho cozido, pé de moleque, pipoca, bolo de fubá cremoso, maçã do amor, vinho quente, quentão, arroz-doce, canjica, amendoim torrado são apenas algumas das comidinhas mais esperadas dessa festa. Muitas delas se encontram no cardápio, principalmente, por causa da sua sazonalidade. A colheita do milho, da mandioca e do amendoim realiza-se nesta época do ano.
Balão: para explicar o uso do balão nas festas juninas, há duas explicações: uma é que seria para anunciar o começo das festas; a outra, principalmente para os mais supersticiosos, é que eles levavam os desejos para os santos em direção ao céu.
Fogueira: outro símbolo que também conta com dois significados. Acredita-se que, durante festas indígenas e pagãs, as fogueiras eram usadas para espantar os maus espíritos. Na versão cristã, atribui-se à sinalização do nascimento de São João.
Quadrilha: o nome, originado de uma dança francesa de nome quadrille, difundiu-se pelos quatro cantos do Brasil e assumiu suas diversas formas e nomes. De modo geral, conta com roupas típicas caipiras e termina sempre com a encenação de um casamento fictício.
Gostou de saber um pouquinho mais sobre a origem das festas juninas? Fique atento às próximas postagens, principalmente sobre os alimentos da época e suas propriedades nutricionais.