Orientações Nutricionais para o Carnaval
O Carnaval é uma das datas mais esperadas do ano e a festa mais popular entre os brasileiros. Dias de folia, alegria e diversão, mas também de muito desgaste físico. É essencial que seu corpo esteja bem preparado para aproveitar as festividades, por isso aposte em alimentos que lhe darão energia! O segredo se resume no cuidado com a alimentação e tentar evitar os excessos cometidos no período carnavalesco.
Nos dias que antecedem as festividades: Continue sua rotina normalmente, não pule refeições nem cometa exageros. Lembre-se: seu corpo precisará de energia, mas isso não é desculpa para abusos ou restrições. Evite dietas radicais.
Nos dias de carnaval: Opte por refeições mais leves e de fácil preparo, evite gorduras e alimentos de difícil digestão. Carboidratos, de preferência integrais, é uma boa escolha para garantir a liberação lenta de glicose no sangue. Quanto às proteínas, as carnes magras em quantidades moderadas são uma boa escolha, sempre acompanhadas de verduras e frutas, que contêm vitaminas, minerais e compostos bioativos que promovem a manutenção da saúde.
A perda de eletrólitos durante as brincadeiras também é comum, por isso, preocupe-se também com a hidratação, a ingestão de líquidos deve ser regularmente mantida durante o dia. Opte sempre por água ou água de coco e, se houver consumo de bebida alcoólica, recomenda-se 1 copo de água ou água de coco entercalando com a bebida alcoólica.
Durante a festa: Não se esqueça da alimentação, escolha alimentos práticos e de fácil armazenagem. Barrinhas de cereal e frutas são uma ótima escolha. As frutas são, além de nutritivas e saborosas, muito práticas e ajudam na hidratação. Evite consumir alimentos vendidos em ambulantes, muitas vezes, inadequações no preparo, no armazenamento e na temperatura podem gerar algum desconforto gastrointestinal como vômitos, diarreias e cólicas. Caso isso aconteça, peça orientação médica.
No final do dia: Recupere as energias com lanches práticos ou jantares equilibrados. Evite produtos embutidos como salames, salsichas e presuntos.
Salada de frutas, iogurte desnatado e canja de galinha são recomendados para aqueles que cometeram exageros durante o evento.
Dicas:
1. Evite dietas restritivas durante esse período. A falta de energia nesses dias pode levar à hipoglicemia e a possíveis desmaios.
2. Não faça uso de bebida alcoólica sem alimentação prévia. Faça uma boa refeição antes de cair na folia.
CARDÁPIO IDEAL
Café da manhã: deve ser reforçado, principalmente para aqueles que saem de manhã e só retornam à noite:
• Mamão com semente de linhaça ou chia;
• Iogurte desnatado;
• Pão integral com muçarela de búfala e geleia 100% fruta ou ovo mexido.
Lanche da manhã:
• Opções: barras de cereais, frutas secas, frutas oleaginosas (castanha de caju, castanha do Pará, nozes, amêndoas), suco de fruta, água de coco e água.
Almoço:
• Arroz integral ou macarrão integral com brócolis;
• Folhas verdes variadas com legumes no vapor;
• Salada de grão de bico ou salada de lentilha;
• Proteína magra (peixe, frango ou carne de boi magra) ou omelete de queijo cottage, tomate e manjericão;
• Fruta: abacaxi ou laranja.
Lanche da tarde:
• Opções: barra de cereal ou de fruta seca, suco de frutas, água de coco, vitamina de frutas, açaí batido com banana e granola, espiga de milho verde cozida.
Jantar:
• Proteína magra com uma fonte de carboidrato integral, legumes , verduras e fruta.
Ceia: (Se for para folia à noite):
• Sanduíche de pão integral com queijos magros, atum ou peito de frango.
• Vitamina de banana com aveia ou açaí batido com suco concentrado de uva
ou fruta e água de coco.
Cristina Trovó