Organização e higienização da geladeira PARTE II

Organização e higienização da geladeira PARTE II

 Regras gerais

 
   Para conservação dos alimentos a temperatura da geladeira deve ser mantida e para isso evite abrir e fechar a porta várias vezes.
 
• Nunca coloque os alimentos muito próximos uns dos outros, pois é importante que o ar circule ao redor de cada um para manter a temperatura e melhorar a durabilidade dos mesmos.
• Tudo que entrar na geladeira, com exceção dos ovos, deve ser lavado, inclusive garrafas, pois não sabemos a origem de cada produto.
• Não utilize potes de plástico para acondicionar alimentos, o plástico em contato com alimentos quentes libera uma substância tóxica para o organismo (Bisfenol A), que pode causar câncer, entre outros problemas.
• O conteúdo não utilizado de latas deve ser colocado em um pote de vidro com tampa. As latas possuem um verniz especifico, tóxico, para impedir sua oxidação. 
 
Geladeira Light
 
A geladeira pode ser um local de risco para quem quer manter o peso. Estando ou não com fome, abrir a geladeira e ver aquela sobremesa irresistível, é uma tentação. Porém, se as comidas mais calóricas ficarem "escondidas", o acesso fica mais difícil e, assim, será mais fácil resistir. Colocá-las em lugares estratégicos e de complicado acesso faz com que seu consumo seja menor. O ideal é que a geladeira não possua guloseimas, mas nem sempre isso é possível.
Por isso, uma boa dica é guardar guloseimas em potes fechados, não transparentes (menos visíveis) e pequenos (para evitar abuso na hora do consumo). Além disso, recomenda-se mantê-los nas prateleiras mais baixas e também mais ao fundo. Assim, eles ficam mais longe dos olhos e das mãos, e fica mais fácil resistir.
O inverso também é verdadeiro: colocar os alimentos saudáveis mais visíveis e mais próximos (ou seja, mantê-los à frente dos demais e armazenados em potes transparentes). Frutas frescas na fruteira favorece o aumento do seu consumo diário. 
 
Invista em semiprontos
 
Outra boa dica é deixar os alimentos mais saudáveis (frutas e verduras) semiprontos. Ou seja, guardar as frutas já lavadas, e se possível descascadas e picadas, em pequenos potes; ou, então, deixar prontas saladas de folhas ou de frutas, porções de pepino, beterraba e cenoura raladas, e até mesmo lanches naturais. Assim, é só abrir a geladeira e o lanche já está pronto – tanto para consumir na hora da fome, quanto para levar para o trabalho. Você pode até gastar um tempinho no preparo, mas a praticidade compensa. Sem falar que vai aumentar a qualidade de seus alimentos e diminuir calorias consumidas.
 
Alimentos na geladeira tem prazo de validade
 
Nada de deixar o alimento na geladeira por dias a fio, achando que ficará conservado. Os sinais de deterioração nem sempre são visíveis, o que pode colocar sua saúde em risco. Para evitar uma intoxicação, observe os prazos máximos pelos quais podem ficar sob refrigeração com segurança:
 
• Vegetais de 3 a 4 dias
• Massas de 3 a 5 dias
• Carnes de 3 a 5 dias
• Molhos e caldos 2 dias
• Sopas e ensopados de 3 a 4 dias.


Cristina Trovó
Nutricionista
 
UTI das Ideias - Soluções Corporativas em Web e Design