Organização e higienização da geladeira PARTE I

Organização e higienização da geladeira PARTE I

 Tanto a organização quanto a higienização da geladeira são muito importantes para garantir a durabilidade de alimentos. Primeiramente, é fundamental definir um dia da semana para a higienização do refrigerador. Para a limpeza, retire todos os alimentos, inclusive os industrializados, verificando o prazo de validade – devido ao uso menos frequente de um determinado produto, pode passar o prazo de validade e a utilização de um produto fora do prazo pode acarretar infecção alimentar.

Para higienizar a geladeira, passe primeiro um pano úmido, em seguida uma bucha com sabão neutro, e volte a passar o pano úmido e, posteriormente, seque bem com um pano limpo. Uma dica: antes de secar a geladeira utilize um pano com bicarbonato de sódio, que é eficaz para tirar manchas e odores da geladeira.
 
Sobre armazenamento dos alimentos
 
O que define a localização dos alimentos na geladeira é a temperatura de cada local.
 
Considere a ordem de baixo para cima:
 
1. Gaveta inferior: verduras de folhas (alface, couve, repolho, etc.) e legumes (brócolis, couve-flor, berinjela, chuchu, pepino, pimentão, tomate, etc.). Os legumes e verduras  devem ser previamente  lavados e secados, se possível em uma centrífuga; depois   armazenados envoltos em papel toalha;  e, só então, condicionados   em sacos plásticos fechados.
 
2. Prateleira de cima da gaveta: algumas frutas, mas nem todas. A grande maioria das frutas deve ficar na fruteira (Ex: abacate, banana, maçã, pera, etc.). Ficam na geladeira apenas as que estão cortadas, que devem estar em recipiente de vidro e com tampa.
 
3. Prateleiras intermediárias: alimentos já preparados - guardados em potes de vidro com tampa - , ovos e  carnes em descongelamento, também em embalagens fechadas.
Os ovos não devem ficar na porta da geladeira e sim em potes fechados, sem lavar, fora das embalagens - plásticos ou papelão.  A variação da temperatura da porta da geladeira favorece o desenvolvimento de bactérias chamadas salmonelas e, dependendo da quantidade das mesmas, elas podem causar diarreia.
 
4. Prateleira superior: manteiga, patês, frios, iogurte, requeijão e queijos. Esses são os alimentos mais perecíveis, portanto devem estar no local mais gelado do equipamento.
 
5. Porta: produtos que, nos supermercados, ficam em temperatura ambiente, mas depois de abertos precisam de refrigeração. Exemplo: caixa de leite, sucos industrializados, molhos prontos e etc.

Cristina Trovó
Nutricionista
UTI das Ideias - Soluções Corporativas em Web e Design