O que é a castanha do baru
Você sabe o que é a castanha do baru? Trata-se de uma oleaginosa, da família das outras castanhas como a do Pará e do caju. Tipicamente Brasileira como nós, essa castanha é derivada do fruto de uma planta chamada baruzeiro, da região de Goiás.
Propriedades nutricionais
Proteínas
Acredita-se que a castanha do baru tenha 30% aminoácidos essenciais em sua composição, sendo esse índice maior que o da castanha de caju e a do Pará.
Zinco
A castanha do baru é conhecida principalmente por sua capacidade afrodisíaca. Na verdade, essa fama é decorrência do alto teor de zinco em sua composição, mineral essencial para a fertilidade de homens e mulheres. Em alguns lugares, chega a ser chamada de “Viagra do cerrado”.
Ferro
Outro mineral presente na castanha é o ferro, essencial para a formação da hemoglobina dos glóbulos vermelhos do nosso sangue, responsável pelas trocas gasosas realizadas no pulmão humano. A deficiência desse mineral é associada à anemia ferropriva. Como é abundante na região de Goiás, a prefeitura de Goiânia chegou a fazer uma farofa de castanha do baru para a merenda escolar da cidade.
Outras propriedades
Além desses minerais, o alimento é rico em fibras responsáveis pelo bom funcionamento do intestino e também em antioxidantes como a vitamina E, que atua contra a lesão das células, favorecendo uma pele saudável e prevenindo doenças como Alzheimer, Câncer, Obesidade e Diabetes.
Óleo
Como o próprio nome já diz, a oleaginosa possui vários óleos em sua composição, que podem ser extraídos como um azeite. Mesmo consumido em forma in natura, agrega o ômega 6 e o ômega 9, que combatem doenças cardiovasculares como a hipertensão e o colesterol ruim (LDL).
Quantidades
Ainda que sejam gorduras benéficas, vale a pena lembrar que tudo em excesso produz um efeito maléfico para o organismo. Por isso, cautela nas quantidades. Assim, cerca de 35 gramas, ou um pouco mais que metade de uma xícara, é o indicado para o consumo da castanha do baru, com 190 kcal.
Como consumir
A castanha pode ser consumida torrada, pois tem sabor semelhante ao amendoim. Pode ser incorporada a alimentos doces e salgados, em forma de farinha, acompanhada de iogurtes, saladas, tapiocas, vitaminas.
O Brasil é um país de diversidades e quando o assunto é alimentos não é diferente. Vamos conhecer novos alimentos e incorporá-los na alimentação do dia a dia?!