Novas diretrizes da OMS para o consumo de gordura, açúcar e carboidratos: O que elas dizem?
Incorporar frutas, verduras, legumes e fibras na dieta diária, ao mesmo tempo em que se reduz a ingestão de alimentos ricos em gordura, são orientações amplamente reconhecidas. No entanto, determinar a quantidade ideal a ser consumida por dia pode variar de acordo com fatores individuais.
A Organização Mundial da Saúde (OMS), por meio de três documentos abrangentes, revisou recentemente suas orientações sobre o consumo de gorduras (incluindo gorduras totais, saturadas e trans) e carboidratos. Essas atualizações foram elaboradas com base nas evidências científicas mais recentes relacionadas ao consumo de alimentos, afetando a redução das doenças relacionadas à dieta, como câncer, diabetes tipo 2 e doenças cardiovasculares.
O objetivo dessas novas diretrizes é fornecer orientações mais precisas e atualizadas, para promover escolhas alimentares saudáveis e, assim, melhorar a saúde global.
No documento recente, é enfatizada a relevância de considerar tanto a quantidade quanto a qualidade dos alimentos consumidos. No que diz respeito ao consumo de gorduras, não há grandes mudanças nas orientações anteriores. No entanto, no contexto dos carboidratos, as novas diretrizes sublinham a importância de incorporar carboidratos de alta qualidade para promover a saúde.
Além de reforçar a recomendação de restringir o consumo de açúcar adicionado a 10% do total de calorias consumidas, o documento também enfatiza a inclusão de alimentos como frutas e verduras, prescrições praticadas para cada faixa etária. Em outras palavras, a orientação ressalta não apenas a importância de eliminar elementos prejudiciais, mas também de incorporar elementos nutritivos.
A diretriz relativa à ingestão total de gordura permanece inalterada, com o limite máximo de 30% das calorias diárias. A partir dos 2 anos de idade, é recomendado priorizar o consumo de gorduras insaturadas, presentes em fontes vegetais como azeite, abacate, nozes, entre outras.
Quer saber mais sobre o tema? Confira mais dicas clicando aqui.
Para este e outros conteúdos siga meu Instagram @cristinatrovonutricionista.
Cristina Trovó
Nutricionista