Mito ou Verdade - Sólidos

Mito ou Verdade - Sólidos
 . Queijo branco pode á vontade. 
 
Mito. Apesar dos queijos brancos serem titulados como menos calóricos, a porção ingerida por nós, costuma ser maior. Por exemplo, uma fatia de queijo branco média tem, aproximadamente, 35g, já uma fatia fina de queijo muçarela tem 10g. 
A orientação é para sempre ficar atento ás porções e a frequência do consumo, já que o queijo branco também têm calorias como todo alimento. Outra observação importante é optar por queijos brancos menos calóricos, como ricota light, ricota fresca, cottage e minas frescal. 
 
. Sanduíche natural, liberado. 
 
Mito. Lanches naturais são boas opções de lanches, como o próprio nome já diz. Devemos ficar atentos para três pontos principais: 
 
A composição desses lanches: evite embutidos que são ricos em sódio e conservantes, escolha queijos magros, varie na cor dos alimentos, evite adição de sal, óleos e outros temperos. 
 
A variedade dos lanches: a monotonia dos lanches pode causar um déficit  de nutrientes. Para incorporar os nutrientes necessários em uma dieta balanceada troque os ingredientes. Por exemplo, troque a alface por rúcula ou almeirão, troque o queijo minas por ricota. 
 
Trocar uma refeição príncipal por lanche: mesmo que o lanche seja de boa qualidade, dificilmente ele vai ter todas as calorias e nutrientes que uma refeição completa teria. 
 
. Nuggets é saudável. 
 
Mito. O nugget é um alimento industrializado. Em geral alimentos industrializados já devem ser evitados pela sua alta concentração de conservantes e aromatizantes. Além disso, contém uma alta concentração de sódio e gordura hidrogenada, que pode ser associada a doenças cardiovasculares. Se for optar por esse tipo de alimento, prepare-o assado e não frito, assim diminui o teor calórico. O melhor é fazer o nugget caseiro, veja a receita na sessão " o chef" .
 
. Barra de cereal é saudável.
 
Mito. A barra de cereal pode ser encarada como um lanche alternativo nas horas de correria, mas temos que ficar atentos á composição desse produto. A maioria é rica em açúcar e gorduras saturadas, principalmente as que contém ingredientes como chocolate. Além disso, a quantidade de fibras apresentadas, que são geralmente entre 3-7g, não chegam perto da necessidade diária de 30g. Dito isso, escolha suas barrinhas de acordo com os rótulos e os ingredientes, ou opte pelas frutas, que são aindas as melhores opções para o dia a dia. 
 
. Picles é saudável. 
 
Mito. O grande problema do picles é que , por ser um alimento em conserva, contém uma grande quantidade de sódio em sua composição, sendo assim associados a doenças cardiovasculares e não sendo indicado para hipertensos. 
 
. Consumo de ovos aumenta o colesterol.
 
Mito. O consumo moderado de ovos, isoladamente, não é responsável pelo aumento dos níveis séricos de colesterol, mas sim uma dieta inadequada. Lembrando que os ovos são ótimas fontes de proteínas, antioxidantes (vitaminas A e E, zinco, ferro, selênio e vanádio) e colina, um nutriente que contribui para o bom funcionamento do sistema nervoso central. A recomendação é de até 1 ovo por dia. 
 
. Quanto menos comer, mais vou emagrecer. 
 
Mito. Ao comer menos, você para de fornecer os nutrientes necessários para a manutenção da saúde do corpo. No primeiro momento você vai ingerir pouco e gastar muito, assim vai haver uma perda de peso considerável e diminuição de medidas corporais. No segundo momento você não está ingerindo muito, mas também não está gastando muito: seu corpo encara a falta de ingestão como situação de privação ou de perigo, assim ele diminui as funções corporais afim de economizar energia. Essa fase pode gerar mal estar como queda de pressão, náuseas, dores de cabeça, cãibras e sudorese. No terceiro momento, em que você se encontra no limite e volta á sua dieta habitual, seu corpo vai procurar absorver tudo e qualquer nutriente ingerido, causando o chamdo " efeito rebote" em que há recuperação de peso perdido e acúmulo de peso adicional. 
 
. Margarina é mais saudável que manteiga.
 
Mito. Apesar de ser estabelecido que a manteiga tem um valor maior de gorduras saturadas, que são maléficas para o sistema cardiovascular, a mesma é considerada um alimento, pois sua produção é derivada do próprio leite. Já a margarina é um produto alimentício, pois é produzida através de um processo artificial de hidrogenação das moléculas de gorduras, formando assim as gorduras trans que são mais prejudiciais á saúde. 
 
. Como escolher o melhor pão.
 
O melhor pão deve ser escolhido de acordo com a sua composição. Escolha pães integrais, isto é, feito de farinha de trigo integral como acontece com os pães de 7 e 12 grãos. Fique atento aos rótulos, muitos alimentos são considerados integrais, mas têm em sua totalidade a farinha branca, para isso veja o rótulo e identifique o primeiro ingrediente. O primeiro ingrediente é aquele que contêm em maior quantidade no produto. Exemplo: Ingredientes: farinha de trigo integral, farinha de trigo fortificada com ferro e ácido fólico, farelo de trigo, glúten, açúcar, óleo de girassol, sal, fibra alimentar, etc. 
 
 
Cristina Trovó
Nutricionista
UTI das Ideias - Soluções Corporativas em Web e Design