Mastigação - chave na prevenção do sobrepeso e da obesidade

Mastigação - chave na prevenção do sobrepeso e da obesidade
         Ter uma vida corrida é realidade de grande parte da população. É comum encontrarmos pessoas que fazem as refeições à frente do computador, ou realizando outra atividade, e isso torna difícil prestar atenção à mastigação. O que parece um ato sem importância, na verdade não é, pois a forma como digerimos a comida tem grande influência na sensação de saciedade e na manutenção do peso. Não basta ingerir alimentos de ótima qualidade para se ter saúde, manter a forma ou emagrecer. A maneira como o corpo aproveita os alimentos é tão importante quanto a qualidade deles.
       
 A mastigação é classificada como fase inicial da digestão, pois, por meio desse processo, glândulas salivares são estimuladas a liberar enzimas que degradam o alimento. A mastigação insuficiente pode contribuir para diversos problemas de saúde como refluxo, azia, fermentação, formação de gases e ganho de peso. Quando a mastigação é incompleta os alimentos chegam com tamanhos maiores no estômago,  a digestão dessas partículas maiores nem sempre é completa,  gerando gases, fermentação, sensação de empachamento e azia.  A chegada de partículas grandes no intestino também pode gerar vários problemas de saúde. 
         
A perda de peso associada à boa mastigação ocorre, principalmente,  pelo aumento da resposta de saciedade. Quando o alimento está na cavidade bucal, o mesmo estimula a liberação de neurotransmissores ao cérebro, para gerar uma resposta de saciedade, assim, seu organismo entende que aquela quantidade já é suficiente para a manutenção do corpo, evitando excessos na hora da ingestão e compulsão alimentar. Mastigando maior número de vezes, ficamos saciados com um volume menor.
         Geralmente fazemos 5 mastigações por vez , esse número pode e deve ser aumentado para 20 a 25 vezes, dependendo da consistência do alimento. Devemos mastigá-los até triturar bem. Tente fazer a experiência.
 
Dicas para melhorar a mastigação:
 
• Alimente-se em horários regulares. Não vá para a refeição com fome exagerada.
• Mastigue devagar e descanse os talheres.
• Escolha ambientes calmos para as refeições. 
• Não fale ao telefone durante as refeições (desligue).
• Saboreie os alimentos (aprecie).
• Reserve 30 minutos para sua refeição. Cuide-se!
• Evite repetir o prato.  Quem mastiga rápido, apenas se sentirá satisfeito quando o estômago estiver cheio e daí vem o excesso, o sobrepeso e a obesidade. Quem come devagar dificilmente repete o prato!
 
Essas mudanças, como qualquer mudança de hábito, não é fácil, mas vamos lá, sucesso!
 
Cristina Trovó
Nutricionista
 
UTI das Ideias - Soluções Corporativas em Web e Design