Iogurtes – Atenção aos ingredientes
O iogurte que encontramos nas prateleiras dos supermercados são aqueles chamados industrializados, ou seja, aqueles que passaram por algum tipo de modificação dentro das grandes indústrias. Por ser um produto alimentício comercializado para a população, os iogurtes também precisam seguir as normas técnicas de rotulagem nutricional.
Isso significa que, além das informações nutricionais importantíssimas, temos a lista de ingredientes do produto.
A lista de ingredientes serve para instruir o consumidor sobre todos os componentes adicionados ou envolvidos no processo de produção do alimento, até ser disponibilizado para o consumo. Os componentes vêm descritos em ordem decrescente de quantidade, isto é, o primeiro ingrediente é sempre aquele que se encontra em maiores quantidades e, assim, sucessivamente.
A quantidade de ingredientes descrita na lista também é muito importante, uma vez que quanto maior, também aumentam as chances de ter mais aditivos químicos e conservantes, que podem ser prejudiciais a nossa saúde.
Como fazer para escolher bem? Separamos aqui alguns iogurtes para mostrarmos, na prática, como a lista de ingredientes pode ser um divisor de águas na hora de escolher o melhor iogurte para o seu dia a dia.
Primeiramente, o mais indicado é optar pelo iogurte caseiro, uma vez que são usados apenas o iogurte 100% natural e o leite no processo. Além de possuir apenas dois ingredientes, o rendimento é maior e ainda tem a vantagem de ser feito em casa.
Confira, a seguir, a lista de ingredientes dos principais iogurtes do mercado:
Iogurte Natural
Leite, leite em pó integral e fermentos lácteos.
Iogurte desnatado
Leite desnatado, leite em pó desnatado e fermentos lácteos.
Iogurte Integral com cenoura, suco de laranja e mel
Leite reconstituído integral, xarope de açúcar, preparado de cenoura, laranja e mel (xarope de açúcar, água, cenoura, suco de laranja, mel, amido modificado, açúcar, corante natural urucum, conservador sorbato de potássio, aromatizantes e espessante goma xantana), proteína concentrada de leite, soro de leite em pó e fermento lácteo. Contém glúten, leite, derivados de leite e cevada.
Nos dois primeiros iogurtes citados, apenas 3 ingredientes são usados, sendo o leite, leite e pó e os fermentos lácteos. Quando o iogurte ganha um sabor artificial específico ou é diferente do natural, a lista de ingredientes também cresce de maneira significativa. Na verdade, se analisarmos mais detalhadamente, chegamos a contabilizar mais de 15 ingredientes na composição.
Perceba que ultrapassa muito o número de ingredientes necessários para se produzir um iogurte - leite e fermentos lácteos - sendo apenas aditivos químicos que são responsáveis pelo sabor, aroma e conservação do alimento, ou seja, conservantes e aromatizantes adicionados no alimento pela indústria.
Assim, o mais indicado é sempre consumir o alimento com a menor quantidade de ingredientes na lista apresentada nos rótulos nutricionais, uma vez que, como expresso acima, esses aditivos podem ser nocivos à saúde.
E os outros tipos de iogurtes, os considerados tipo grego? Confira a lista de ingredientes deles:
Iogurte grego tradicional
Leite desnatado e ou leite desnatado reconstituído, concentrado proteico de leite, creme de leite, açúcar líquido, preparado de maçã (água, suco de maçã, amido modificado, acidulante ácido cítrico, conservador sorbato de potássio e espessante goma xantana, goma guar e carboximetilcelulose sódica), amido modificado, fermento lácteo e estabilizante de gelatina.
Iogurte Grego frutas vermelhas
Leite desnatado e/ou leite desnatado reconstituído, concentrado proteico de leite, creme de leite, açúcar líquido, calda de frutas vermelhas (açúcar, morango, água, amora, framboesa, amido modificado, estabilizantes pectina, goma xantana, goma guar, e carboximetilcelulose sódica, acidulante ácido cítrico, corante natural carmim, regulador de acidez lactato de cálcio, aroma idêntico ao natural de frutas vermelhas e conservador sorbato de potássio, preparado de frutas (água, suco de maçã, amido modificado, acidulante ácido cítrico, conservador sorbato de potássio e espessantes goma xantana, goma guar e caboximetilcelulose sódica), amido modificado, fermento lácteo e estabilizante gelatina.
Note que o iogurte grego tradicional também conta com mais de 15 ingredientes, sendo comparado em número com a opção modificada de frutas da lista anterior. Quando analisamos com o tipo grego de frutas os dados ficam ainda mais preocupantes, chegando a mais de 30 ingredientes por porção.
Consegue ver a diferença? São 30 ingredientes em um potinho, quando podemos fazer um iogurte com apenas 2!
Assim, da próxima vez que for ao supermercado e se deparar com esses produtos, lembre-se de reservar um tempinho para analisar os rótulos e, se quiser uma opção com fruta, opte sempre por adicionar as frutas naturais ao iogurte na hora de consumir.
Cristina Trovó
Nutricionista