Impacto do chá verde na saúde do coração

Impacto do chá verde na saúde do coração

Impacto do chá verde na saúde do coração

 

       O chá é a bebida mais consumida no mundo uma vez que, desde a antiguidade, é usado no combate de diversas doenças pelos seus compostos bioativos. Obtido da planta Camelia sinensis, tem sido muito estudado por sua capacidade antioxidante e por que suas catequinas desempenham um papel fundamental contra a aterosclerose e, por consequência, o aparecimento das doenças do coração.

 

Aterosclerose

      A aterosclerose é a formação de placas de gordura nas paredes das artérias, resultantes de vários processos no corpo. Essas placas de gordura podem, além de bloquear o fluxo sanguíneo, também se romper, promovendo a formação de coágulos e trombos, que irão obstruir vasos menores, causando doenças como AVC e infarto.

      Principal responsável pelo AVC e doença arterial coronária, a aterosclerose é grande vilã quando o assunto é doença cardiovascular.

 

Combate o colesterol plasmático

      Pelo fato de a aterosclerose ser a deposição de gordura nas paredes das artérias, um dos processos envolvido no seu aparecimento é o acúmulo do colesterol ruim, o LDL, e sua posterior oxidação.

      Acredita-se que catequinas presentes no chá verde podem reduzir a concentração e a fluidez desse colesterol. Um estudo realizado no Japão aponta uma redução de 28% no colesterol sérico, quando 10 xícaras diárias de chá verde foram consumidas por 14 dias. Apesar da necessidade de consumo em grandes quantidades, seu benefício pode ser um grande aliado para aqueles que brigam com o colesterol alto.

 

Combate à agregação plaquetária

      Após o rompimento na aterosclerose, há outro processo chamado de agregação plaquetária, responsável pela formação dos trombos e coágulos que "andarão" pelo corpo e irão obstruir os vasos menores, resultando em doenças sérias como anteriormente explicado.

      O chá verde também exerce um papel importante no combate à agregação plaquetária, que é influenciada pelos íons de cálcio dentro das células, que, por sua vez, são inibidos pelas catequinas do chá verde.

      Concluindo, apesar de serem necessários mais estudos para comprovarem o real papel da planta no processo que tange à aterosclerose e o controle da pressão arterial, as catequinas presentes no chá verde têm demonstrando um grande apoio para auxiliar no combate das doenças cardiovasculares. Converse com seu nutricionista para que seja implementada na sua rotina alimentar e desfrute dos seus benefícios.

Nutricionista
Cristina Trovó

UTI das Ideias - Soluções Corporativas em Web e Design