Happy hour e manutenção do peso
As festas de fim de ano já começaram e para muitos isso é um problema, pois normalmente as reuniões acontecem nos barezinhos e, pior do que isso, na hora da fome!
Quais os vilões nessa hora? Com quais alimentos nós temos que tomar cuidado? Quais são os alimentos mais pedidos?
As frituras e as bebidas alcoólicas são os dois itens mais pedidos e são exatamente aqueles com os quais temos que tomar cuidado como batata frita, mandioca frita, pastéis, torresmo, peixe frito, frango à passarinho, provolone à milanesa, entre outros. Se somar as calorias das frituras e das bebidas alcoólicas, isso pode anular muito do que foi conquistado ao longo do ano, mas nunca deixe de sair e de se divertir com receio de cometer uma transgressão.
Parece impossível controlar? Manter o foco é fundamental e seguindo algumas regras e dicas tudo dará certo.
Primeiro ponto, os principais malefícios das frituras: em calorias: 1g de açúcar tem 4 calorias, 1g de álcool tem 7 calorias e 1g de gordura tem 9 calorias; no momento em que o alimento é frito ele absorve muita gordura, portanto, as frituras são muito calóricas.
Outro ponto importante, que temos que levar em consideração, é que os alimentos, quando submetidos a altas temperaturas - no caso das frituras - formam acrilamida, uma substância tóxica para o nosso organismo, portanto, seu consumo deve ser moderado.
Para as gestantes o problema é ainda maior, essa substância formada durante as frituras se liga à hemoglobina e reduz o transporte de oxigênio para o feto, diminuindo o peso do bebê. Ela é tóxica para o sistema nervoso central e pesquisas apontam que ela pode aumentar o risco de câncer. Frituras não devem ser consumidas rotineiramente.
Também devemos estar atentos quanto as consequências do álcool para o nosso organismo, pois são várias. O álcool, para ser metabolizado pelo nosso organismo, consome muitos de nossos nutrientes e, em excesso, pode diminuir a imunidade. O álcool, como já foi falado, fornece 7 calorias por grama, e, além disso. São calorias vazias, ou seja, sem nutrientes.
O álcool é uma droga, ele gera prazer, humor, relaxamento, mas em consequência pode causar depressão, degeneração das células do cérebro e do fígado. É claro que ele também traz benefícios, mas isso depende da bebida, por exemplo, o vinho é benéfico para circulação e diminui doenças cardiovasculares,
porém, o suco de uva também faz esse efeito e não possui seus malefícios.
O álcool também pode atrapalhar quem quer emagrecer, pois, além das suas próprias calorias, como já foi dito, ele tem também um efeito indireto, é hipoglicemiante, e por diminuir a glicemia do indivíduo, provocará um aumento significativo no apetite e na vontade de comer doces.
Dicas para comer de forma saudável e manter uma vida social ativa.
Comece consumindo uma fruta e uma porção de castanha antes de ir para o barzinho. Ao chegar tome água, até mesmo água com gás, pois ela provoca uma boa sensação de saciedade, além de hidratar. Outra opção seria pedir um suco, por exemplo, suco de tomate, abacaxi com hortelã, ou outros sabores de frutas, bem diluídos. Enfim, a primeira dica é matar a sede antes de iniciar a bebida alcoólica.
Intercale a bebida alcoólica com água. Cerveja sem álcool também é uma boa opção, o mojito sem álcool também pode ser um recurso.
Veja as calorias das bebidas:
06 latas de cerveja = 912 calorias
03 doses de uísque ou vodka = aproximadamente 390 calorias.
04 taças de 120 ml de vinho = 384 calorias.
02 taças de saquê = 100 calorias
Em relação às bebidas alcoólicas, as melhores opções são: o vinho e o saquê, evite as bebidas que são acrescidas de açúcar.
Prefira alimentos cozidos no vapor com pouca água.
Opções de alimentos no barzinho: iscas de frango acebolado, iscas de filé mignon acebolado, filé no palito, porção de palmito, porção de cenoura com limão, casquinha de siri, pão com antepasto de berinjela, sanduíche de mignon no pão francês com vegetais, brusquettas , iscas de bacalhau , quibe cru, entre outras.
Dá para se divertir sem sofrer !!!
Lançar mão dos vegetais é uma boa estratégia para diminuir o consumo dos alimentos gordurosos.
Nunca beba em jejum e beba com moderação O número de doses é individualizado, pois cada um tem o seu limite, respeite o seu!
Lembre-se: a bebida em excesso pode causar conflitos pessoais e acidentes no trânsito, comemore com saúde e paz.
Boas festas!
Cristina Trovó
Nutricionista