Grupo de Cores dos Alimentos
A cor dos alimentos revela parte de sua composição nutricional e pode ser uma boa referência para montar refeições balanceadas. A regra vale especialmente para frutas, verduras , legumes e grãos. Existem cinco grupos definidos pela cor semelhante dos alimentos. São eles: vermelho, amarelo, roxo, marrom e verde.
Amarelo
O betacaroteno é o principal elo entre alimentos amarelos. Está ligado á manutenção dos tecidos e á visão noturna. Também chamado de pró Vitamina A, o betacaroteno favorece o metabolismo de gorduras e, por isso, representa uma opção interessante de sobremesa saudável.
Há também as vitaminas C e B3, nos alimentos amarelos, substâncias benéficas ao sistema imunológico e ao sistema nervoso. Mamão, cenoura, laranja, manga, pêssego, abóbora e damasco são exemplos deste gripo alimentar.
Vermelho
Esses alimentos tem licopeno, um poderoso antioxidante. Ele combate os radicais livres que favorecem o envelhecimento. Na lista dos alimentos vermelhos também estão presentes o morango, tomate, melancia, caqui, framboesa, cereja e goiaba vermelha.
O licopeno tem função protetora para o coração e alguns estudos sugerem que esse nutriente possui efeito contra alguns tipos de câncer, como o de próstata. Alimentos vermelhos contém também antocianina, que estimula a circulação sanguinea.
Verde
Esses alimentos tem clorofila, substância com forte potencial antioxidante. Há também cálcio nas folhas verdes, o que torna esse alimento bastante indicados em dietas vegetarianas. A quantidade não é tão alta quanto no leite, mas é bem expressiva. Uma porção de alfafa, por exemplo, contém o mesmo cálcio de um copo de leite. Salsa, agrião. pimentão verde, brócolis, chicória, vagem, couve, kiwi, ervilha, espinafre, limão e pepino também fazem parte do mesmo grupo.
Marrom
Fazem parte desse grupo as castanhas, cereais integrais, linhaça e nozes. São boas fontes de fibras e de selênio, que favorece a melhor disposição mental. Esses alimentos também são fontes de Ômega3 e 6, a ingestão desse tipo de gordura, também chamada de gordura saudável, é fundamental para o controle dos níveis de LDL (colesterol ruim) e de triglicerídeos. Os alimentos marrons possuem ainda Vitamina E, importante na regeneração dos tecidos.
Dica para quem pratica esporte: o exercício provoca pequenas lesões em ossos e músculos, obrigando os tecidos a trabalhos mais intensos de regeneração. No caso da musculação, em especial, o equilibrio entre lesão, descanso e recuperação dos tecidos, possibilita a hipertrofia (ganho de massa muscular).
Roxo
Os alimentos roxos tem Vitamina B1, importante para o metabolismo da glicose. Esse grupo alimentar também apresenta ácido elágico, substância com propriedades antioxidantes. Temos como principais integrantes desse grupo a uva, a ameixa, o figo, a beterraba, o repolho-roxo, a jabuticaba e a alcachofra.
No decorrer do dia é bom variar as cores e os representantes de cada grupo, embora existam propriedades nutricionais comuns aos alimentos de cada cor, cada um tem valores particulares. Durante as refeições principais devemos incluir ao menos 3 cores no nosso prato, além de complementar a refeição com proteinas.
Ariela Issa