Geléia Caseira
Geleias recobrem a torrada do café da manhã e da tarde, ficam gostosas com outros doces, sorvetes e até combinadas com pratos salgados, como carnes, queijos, panquecas e saladas. Mais comum é comprar prontas, mas quando feitas em casa, além de dispensarem o uso de conservantes artificiais, são mais saborosas e nutritivas.
Vantagens: As geleias industrializadas levam em sua composição alguns ingredientes capazes de prolongar sua vida de prateleira (tempo que o produto pode ser comercializado) e melhorar sua textura, como acidulantes, espessantes, conservantes e corantes. As industrializadas possuem também alto teor de açúcares, o que as torna pouco saudáveis, assim sendo, seu consumo deve ser moderado. Fazendo sua geleia em casa você evita a adição de agentes químicos prejudicais à saúde.
Outra vantagem de preparar sua geleia em casa é variação de combinações e sabores que podem ser criadas e, também, o aproveitamento de frutas prestes a estragarem. Todas podem virar geleias.
Combinações interessantes: damasco com laranja; morango com suco de uva integral; manga com laranja
Como preparar e quais as melhores frutas:
As geleias devem ser preparadas em fogo baixo, com cozimento lento, as frutas mais ácidas e cítricas possuem quantidade maior da substância que, naturalmente, dá textura à preparação, a pectina. Cozinhando lentamente a pectina é liberada e conferindo textura gelatinosa. Ao contrário do que dizem, não é necessário adicionar açúcar para que a geleia se forme, o ideal é preparar com frutas da estação, maduras e doces por natureza. Assim, sua geleia será mais saudável e saborosa. (Abril:₢aqui e maçã)
Caso a fruta que você deseja transformar em geleia não possua boa quantidade de pectina é interessante adicionar uma fruta que seja rica em pectina para garantir a consistência.
- Frutas Ricas em Pectina: maça, ameixa, goiaba, marmelo, limão, laranja, uvas pretas, damasco, tangerina, pêssego, jabuticaba e pera.
- Frutas Pobres em Pectina: morango, figo e abacaxi.
Armazenamento:
O melhor recipiente para guardar geleias são potes de vidros, eles devem ser esterilizados antes de armazenar. Colocar os recipientes de vidros e suas tampas (cuidado para não utilizar tampas plásticas) em água fervente por 5 minutos. Retirar com auxilio de uma pinça e deixar secar naturalmente, não utilizar panos.
Validade: 30 em dias em geladeira.
CARACTERÍSTICAS DE UMA BOA GELÉIA
Para saber se sua geleia ficou adequada é importante checar se está:
1. Transparente, brilhante, sem sedimento;
2. Tem a cor e sabor da fruta de que foi feita;
3. Quando despejada sobre um prato, conserva o formato da vasilha em que foi guardada;
Ariela Issa