Gelatina

Gelatina

Gelatina

 

      Muitas pessoas acham que, durante o plano alimentar para emagrecimento, a gelatina vai ser uma boa alternativa para suprir a vontade de comer doce. Pensam também que é uma opção nutritiva, além dos supostos benefícios que traria para a saúde. Saiba por que a gelatina não é uma boa opção.

 

Gelatina e o colágeno traz benefícios para pele e cabelo?

      A verdade que não se fala é que a gelatina não vai contribuir para o cabelo, ou para a pele, devido ao colágeno da sua composição. A quantidade de colágeno encontrada na porção de 100g da gelatina é mais ou menos 1g.

     O colágeno, como já falamos outras vezes, uma vez ingerido, não necessariamente será convertido em colágeno pelo corpo, pois o mesmo passará pelo processo de digestão e seus aminoácidos poderão originar outras proteínas.

      Para que haja algum benefício, ainda que incerto, tem que haver o consumo de colágeno hidrolisado de, pelo menos, 10g ao dia, ou seja, mais de um quilo de gelatina ao dia.

 

Gelatina pode ser uma opção para substituir o doce?

      Considera-se como a principal vantagem da gelatina, sua baixa quantidade calórica. No entanto, não se pode esquecer que a gelatina não é o melhor substituto para doces como chocolates, sorvetes e etc., pois ela contém açúcar, diversos conservantes e corantes artificiais, sendo um produto industrializado com pouco valor nutritivo. Conclui-se que não é uma boa opção.

       É importante lembrar que, quando se tem vontade de comer um doce específico, é melhor comer uma porção pequena dele do que tentar contornar com outros. Isso gerará apenas frustração e fará com que se coma mais dos outros doces.

 

Quais os malefícios que o consumo da gelatina pode trazer?

       Uma vez rica em açúcar, a gelatina aumenta a produção de insulina e favorece doenças cardiovasculares, a diabetes e até mesmo a obesidade.

Portanto, uma pessoa que está fazendo dieta para emagrecer deve saber que a gelatina pode causar o efeito inverso.

          Além disso, por não ser considerada um alimento e sim um produto alimentício, seus corantes e ingredientes artificiais podem favorecer doenças mais sérias como o aparecimento de inflamações no corpo.

 

E a gelatina diet?

       A diet, apesar de não conter açúcar, pode até ser considerada pior. Isso se dá porque no lugar de açúcar colocam adoçante (s) na composição. Ou seja, mais aditivos químicos que prejudicam o nosso corpo. Quanto maior o nível de industrialização dos alimentos e seus compostos químicos, maior a incidência de câncer.

       Independente de não ser açúcar, ao ingerir edulcorantes, seu corpo aumenta a produção de insulina o que pode levar a uma futura resistência à insulina e à diabetes.   

 

Todas as gelatinas são ruins?

     O consumo de gelatinas deve ser sim desencorajado. No entanto, os malefícios diminuem quando se trata da gelatina incolor e sem sabor, que pode ser utilizada para preparações culinárias, na salada de frutas ou acrescidas nos sucos.

      Lembro que a alimentação deve ser algo natural e bem pensado num processo constante. Na dúvida sobre o que comer, deixo aqui um conselho sábio de Michael Pollan:

      "Não coma nada que sua avó não reconhecesse como comida."

 

Cristina Trovó

Nutricionista

UTI das Ideias - Soluções Corporativas em Web e Design