Frutas do mês

Frutas do mês

 

Benefícios das frutas do mês de outubro

 

          Hoje vamos falar um pouco sobre os benefícios das frutas do mês. Além de economizar no preço das frutas que estão na estação, você consome um valor nutricional melhor, além de, teoricamente, ingerir uma menor quantidade de compostos químicos na época da safra.

          No site da CEAGESP você encontra a lista completa de frutas do mês para acompanhar durante o ano todo.

 

  1. Acerola

      Outubro é o mês da acerola, e pensou em acerola pensou em vitamina C, que é importante para a imunidade. Acredite se quiser, mas na acerola encontramos quase 15 vezes mais vitamina C do que na própria laranja. Um copo de suco de 100ml de acerola equivalem a 18 copos de 100ml de suco de laranja.  

      Além da vitamina C, nela encontramos vitamina A,  importante para nossa visão, cabelos e unhas. Além disso, é um potente antioxidante, auxiliando no combate contra o envelhecimento celular, doenças do coração e o diabetes.            A dica para melhor aproveitamento da fruta é consumi-la em forma de sucos e sua polpa pode ser congelada.

 

  1. Caju

      O caju não é ainda uma fruta muito consumida pelos brasileiros, mas assim como a acerola, tem uma quantidade grande de vitamina C.  Assim como a acerola é rico em flavonóides com capacidade antioxidante como o licopeno e betacaroteno, além do ácido anacárdico e o cardanol, que auxiliam na prevenção de alguns tipos de câncer.

 

  1. Maracujá

 Muito conhecido pelo composto alcalóide que promove um efeito tranquilizante, o maracujá pode auxiliar os indivíduos que sofrem com insônia.

 Assim como as demais possui também vitamina C e A, além de uma boa quantidade de potássio e fibras solúveis, o que contribui para: Combate aos radicais livres e alguns tipos de câncer; Auxílio no sistema imune; Regulação da pressão; Atuação na digestão dos alimentos e regulação da glicemia.

 Falando em glicemia, a farinha da casca de maracujá merece destaque, uma vez que é rica em fibras como a pectina. Como benefícios além do controle da glicemia podemos falar principalmente no combate ao colesterol alto e no aumento da saciedade. Dessa forma, esse alimento funcional pode ser um aliado para pacientes com hipertensão, diabetes ou que buscam perda de peso.

 Atenção aos pacientes que estão em tratamento para gastrite, o maracujá deve ser evitado pois, pela acidez por ser uma fruta cítrica, pode aumentar a lesão gástrica e causar dores e desconfortos.

 Muito consumido em forma de sucos, o maracujá também pode ser consumido como lanche da tarde ou mesmo em preparações como molhos. Já a farinha pode ser adicionada nas refeições como almoço e jantar de 1 a 2 colheres de sopa.

 

  1. Mamão

        Em relação ao mamão, o foco é a papaína e a fibrina, substâncias que auxiliam na digestão, favorecendo aqueles que precisam de um "empurrãozinho" quando o assunto é sistema digestivo.

        Além disso, o mamão também, assim como os outros, auxilia no combate ao colesterol, na prevenção das doenças do coração, na fadiga muscular e em alguns tipos de câncer.

       Tem grande aceitação nos cafés da manhã, sendo uma ótima opção para aqueles que ainda não incorporaram frutas nessa refeição.

 

  1. Manga

        A manga talvez seja a fruta mais tropical da lista. Como benefício de destaque temos o combate à prisão de ventre ou ao "intestino preso" por ser uma fruta rica em fibras.

        A dica para melhor aproveitamento dessa fruta é usá-la em saladas de frutas ou comê-la como lanche entre as refeições.

       Como se vê, as frutas têm diversos benefícios para a nossa saúde. A variedade do consumo de frutas garante uma dieta diversificada quanto às vitaminas e minerais.

 

Para consultar a lista completa do CEAGESP confira:

http://www.ceagesp.gov.br/wp-content/uploads/2015/05/produtos_epoca.pdf

Cristina Trovó

Nutricionista

UTI das Ideias - Soluções Corporativas em Web e Design