Fim de ano vs Estresse
Três alimentos para combater o estresse
Alimentação e estresse
O estresse da vida moderna impacta diretamente na alimentação de muitos brasileiros. Quando estamos em situação de estresse, uma das primeiras coisas é desviar nossos hábitos alimentares e focar no motivo do estresse. Com isso, é natural que tenhamos ações que impactam na nossa alimentação como:
- Aumentar a ingestão de café e bebidas açucaradas;
- Pular refeições;
- Compulsão alimentar;
- Esquecer de beber água;
- Consumir alimentos por conveniência e praticidade como fast food ou salgados;
- Aumento do consumo de alimentos refinados.
Se você é um dos muitos brasileiros e brasileiras que se identificaram com as consequências do estresse citadas, confira três alimentos para combatê-lo:
- Alimentos ricos em triptofano
Banana, chocolate amargo, cacau, feijão, aveia, soja, queijo e ovos são alguns dos alimentos ricos em triptofano, que é uma substância precursora da seratonina, hormônio responsável pela sensação de felicidade e bem estar.
Consumir esses alimentos ajuda a controlar o estresse e ainda proporciona uma sensação de bem estar.
- Frutas, verduras e legumes
Frutas, verduras e legumes são ricos em antioxidantes e flavonoides, que auxiliam no controle da pressão arterial e fazem relaxar.
Dentre os alimentos ricos em antioxidantes se destacam as frutas cítricas como laranja, mexerica, limão, acerola, morango e os vegetais verde-escuros.
- Alimentos fonte de ômega 3
O ômega 3 combate o cortisol, que é o hormônio do estresse. Por isso, consumir alimentos ricos em ômega 3 é auxiliar seu corpo a combater o estresse causado pelo dia a dia.
Além disso, ele é essencial na formação dos neurônios e na prevenção de doenças como Alzheimer, Parkinson e do coração.
Entre os alimentos incluem a linhaça, gema de ovo, nozes, atum, sardinha e salmão selvagem.
Combater o estresse é difícil no mundo em que vivemos. Muito da nossa rotina não depende apenas de nós mesmos. No entanto, podemos nos preparar e planejar para aquelas situações que dependem exclusivamente de nós. Sempre podemos melhorar, seja preparando nossas refeições com alimentos que combatem o estresse, praticando atividade física regularmente e estando em meio das pessoas de que gostamos.
Lembre-se de que o cansaço e o estresse não valem a pena se o corpo está sendo prejudicado.
Cristina Trovó
Nutricionista