Férias e praia
Após as festas de fim de ano, uma alimentação leve é indicada, principalmente nesta época em que a grande maioria vai para praia. Chegando lá, o ideal é evitar os alimentos oferecidos pelos vendedores ambulantes: lula à dore, camarão no espeto, queijo coalho, entre outros. As altas temperaturas são ambiente propício para o crescimento de bactérias. Se você quer curtir suas férias, evite consumir esses alimentos, assim como o gelo, ele pode ser de origem não filtrada e causar contaminação intestinal. As condições higiênicas sanitárias destes locais em geral são inadequadas.
Então, o que consumir?
Tomate cereja, cenoura no palito, biscoito de polvilho, frutas já higienizada, água de coco. Você pode levar todas essas opções de casa.
Evite refrigerantes, sorvetes, sucos de caixinha. E amendoim? Em relação a este alimento é preciso ter muita cautela, ele é muito calórico, além disso é um alimento que pode estar contaminado. A bebida alcoólica, se consumida, deve ser com moderação, pois ela favorece a desidratação.
Quando a fome apertar, lance mão do milho, é uma excelente opção, pois é rico em vitaminas A, B1, C, magnésio. Vitamina B1, favorece a produção de energia e é benéfica para o sistema nervoso. Outros benefícios do milho:
- é rico em carotenoides como luteína e zeaxantina , essas substâncias ajudam a proteger a visão dos raios ultravioleta e também previne a degeneração macular e catarata.
- contém fibras, o que contribui para o bom funcionamento intestinal, diminui o colesterol, aumenta a sensação de saciedade. Mas é rico em calorias, portanto não abuse. Uma dica é não colocar manteiga, consumir na espiga, ao natural.
A água, água de coco, água com lascas de gengibre, assim como as frutas e o suco de frutas, revigoram o organismo. Use melancia, melão, abacaxi, tomate e saladas à vontade, para ajudar a eliminar os excessos ingeridos de comidas gordurosas consumidas nas festas de fim de ano.
Cristina Trovó