Dificuldade em seguir a dieta
Já é do conhecimento de todos que o percentual de indivíduos com excesso de peso ou obesidade cresce a cada dia. Embora a ciência esteja se empenhando em inúmeras pesquisas, nos mais variados caminhos para a redução destes índices, na prática, infelizmente, ainda não se tem um caminho milagroso que fuja da reeducação alimentar, associada a uma vida ativa e ao equilíbrio psíquico, saindo deste tripé os resultados são frustrantes.
São muitas as razões que levam as dificuldades para seguir a dieta:
1 – Utilização de estratégias equivocadas – escolha de uma dieta radical e que não seja nutricionalmente equilibrada.
2 – Mau uso dos recursos terapêuticos disponíveis (quando o indivíduo não segue as orientações dadas).
3 – Dificuldades na adaptação da dieta estabelecida. É justamente neste item que citaremos os erros mais frequentes.
Pular o café da manhã – Várias pessoas se queixam que não tem apetite ou que não tem tempo para tal, mas está refeição é fundamentais para evitar hipoglicemia, evitando desta forma posteriores picos de fome.
Pular os lanches – comer nos intervalos contribui para acelerar o metabolismo.
Comer muito pouco no almoço – Acarreta aumento do apetite no final da tarde.
Comer demais às 17 horas, é a hora de maior dificuldade para a maioria das pessoas, neste horário a fome costuma estar aumentada e aqui muita gente exagera. Cuidado. Dica? Faça um lanche caprichado composto de carboidrato com proteínas para segurar a fome até a hora do jantar.
Beliscar- esqueça os pedacinhos, golinhos, mordidinhas e evite abrir a geladeira toda hora. Dica – Mantenha as mãos ocupadas com alguma atividade, pintar costurar, escrever, etc.
Comer doces-Eles, em geral são muito calóricos e desprovidos de nutrientes. Dica-Faça uma banana assada com canela, essa sobremesa substitui bem a vontade de comer doces e é saudável.
Comer mais que o necessário - o controle das quantidades é o ponto mais importante no tratamento do excesso de peso e da obesidade, mas este item esta atrelado a outro também muito importante que é fazer as refeições nos horários determinados, evitando longos períodos sem se alimentar. Se você é muito ocupado e não tem tempo para fazer as refeições intermediarias vai uma dica - Coloque seu celular para despertar nos horários dos lanches e das grandes refeições.
Achar que queijo branco não engorda. Cuidado, os queijos, mesmo os brancos são fontes proteicas concentradas e por isso, quem quer controlar o percentual de gordura corpórea não deve utiliza – lo como beliscos.
Consumir vários alimentos industrializados – mesmo que no rótulo esteja escrito livre de gordura trans ,os industrializados contribuem para o ganho de peso pois em geral são ricos em gorduras saturadas ,açúcares e sódio .
Não beber água – A falta de água desacelera o metabolismo, as reações metabólicas necessitam de água ,atenção !
Outras causas:
Vida estressada também influi no peso: o estresse libera o cortisol, que afeta o metabolismo e leva à resistência à insulina.
Sono. Após uma noite em claro, é difícil querer se exercitar, mas essa não é a única consequência. "Quem dorme menos engorda mais", diz a neurologista Dalva Poyares, do Instituto do Sono, da Unifesp. Uma das hipóteses para isso, diz, é que durante o sono o corpo libera o hormônio do crescimento, que tem efeito anabolizante (aumenta a massa muscular, melhorando o metabolismo).
Além disso, a falta de sono também libera cortisol e interfere em hormônios como a grelina (hormônio da fome) e a leptina (hormônio da saciedade).
Para uma pessoa emagrecer, não basta simplesmente fechar a boca. Na verdade ela precisa abrir a boca para os alimentos nutritivos, na quantidade e na hora certa. Quem se alimentar de forma saudável, não ceder ao marketing de alimentos industrializados e reservar tempo para a atividade física estará no caminho correto.
Cristina Trovó - Nutricionista
foto: www.novidadediaria.com.br
foto: www.novidadediaria.com.br