Diferentes tipos de Sal
Que o sal da mais sabor e que em excesso faz mal a saúde a maioria das pessoas ja sabem, mas existe uma variedade imensa desse tempero no mercado, e eles apresentam diferentes composições nutricionais.
Afinal, o sal veve ser visto sempre como vilão da saúde?
Não, não deve, embora o consumo excessivo deva ser considerado prejudicial á saúde. Tanto não deve ser visto como vilãoque o sódio também é importante para o bom funcionamento do nosso corpo. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que a ingestão do sódio, mineral presente em todas as variações de sal, deve ser de até 2,4 gramas por dia, o que equivale a 6g de sal refinado. Quando a ingestão é maior que a recomendada, pode ser responsável por contribuir para doenças cardiovasculares e aumento da pressão arterial.
O sal refinado é o mais conhecido e utilizado na culinária brasileira. Conhecido também como sal de cozinha, é formado por cloreto de sódio.
O processo de refinamento reduz o nível de impurezas e de minerais. Acredita-se que 1g de sal, equivale á 400mg de sódio, o que é um índice muito elevado, por isso, recomenda-se cautela na quantidade. Possui também em sua composição outro mineral, o iodo, inserido no começo do século XX para combater a incidência de bócio, doença que acarreta disfunção da glândula tireóide.
O sal light pode ser alternativa no controle da hipertensão?
Esse sal pode ser, sim, uma alternativa para o combate da hipertensão, pois foi criado a fim de reduzir, em até, pela metade, a concentração de sódio em sua composição pela incorporação do cloreto de potássio. Por isso, é indicado para pessoas com restrição á sódio. Por outro lado, pessoas com doenças renais não devem consumir devido ao risco de acúmulo de potássio no organismo o que pode gerar complicações. Acredita-se que esse sal possua 197mg de sódio a cada grama.
Algum dos tipos existentes de sal tem menos malefícios?
O sal mais recomendado, disponível no mercado atualmente, é o sal rosa do himalaia. Por ser encontrado na base das montanhas da cordilheira do himalaia, região banhada pelo mar com rochas, possui minerais como cálcio, magnésio, potássio, ferro, manganês e outros muitos minerais que contribuem para sua coloração rosada. Além disso, 1g desse sal possui pouco mais da metade de sódio que o sal comum, com 230gmg de sódio. Porém, o alto preço é uma desvantagem para o consumo.
O sal grosso, tradicionalmente usado em bastante quantidade para temperar carnes, por ser granulado e evitar o ressecamento dos alimentos, possui as mesmas caracteristicas do sal refinado comum, apenas não passou pelo processo de refinamento dos grãos.
O flor de sal, é o menos conhecido e está mais presente em restaurantes requintados. De coloração acizentada, é considerado uma iguaria na culinária por ser obtido da primeira camada fina das salinas, no começo do processo de decantação. Apesar de ser considerado nobre e usado também em sobremesas, contém, além de maior teor de sódio que o sal comum, concentrações de magnésio, iodo e potássio, com 450mg desódio por cada grama.
O sal liquido, é outra variação de sal, obtido pela dissolução de sal marinho em água mineral. Possui um sabor suave e pode ser usado em todos os tipos de alimentos, principalmente saladas, e possui menos quantidade de sódio que a versão refinada. A embalagem em spray, que geralmente é utilizada, também ajuda no controle da quantidade e, assim, na diminuição da ingestão do mineral.
A seguir, podemos ver a variação de níveis de sódio de cada preparação:
Tipo de sal |
Quantidade de sódio por 1g de sal |
Sal refinado |
400 |
Sal light |
197 |
Sal marinho |
420 |
Sal rosa do Himalaia |
230 |
Sal do Havaí |
390 |
Sal negro |
380 |
Flor de Sal |
450 |
Apesar das novas tendências e sabores dos diferentes tipos de sal disponíveis no mercado, o ideal mesmo é evitar ao máximo o consumo de sal, seja de que tipo for, e adotar uma alternativa de tempero mais saudável, como temperos e ervas naturais, sempre visando não ultrapassar os valores recomendados pela OMSpara não gerar complicações posteriores.
Sua saúde agradece!
Cristina Trovó
Nutricionista