Dieta Detox

Dieta Detox

Para quem se excedeu nas festas de fim de ano, consumindo alimentos gordurosos e bebidas alcoólicas, iniciar um plano alimentarsaudável é regra para recuperar o bem estar. A dieta desintoxicante ou dieta detox tem por finalidade promover a eliminação das toxinas acumuladas no corpo neste período de comemorações e férias. 
Basicamente, nosso corpo acaba eliminando essas toxinas ao longo do tempo, mas esse processo pode ser associado aquela sensação de mal estar de quem "comeu demais" . O tratamento consiste no uso de alimentos que ajudam no funcionamento dos rins e fígadopara promover essa eliminação mais rápido. 
Geralmente, a dieta deve ser seguida por três a cinco dias, fazendo uso de muito liquido como chás e sucos. Alimentos de baixa densidade calórica e integrais também participam da dieta, principalmente para aqueles que buscam eliminar os quilinhos indesejados. 
Os principais alimentos são frutas como abacaxi, maçã, melancia, laranja, limão, que tem ação antioxidante, ricas em vitaminas, minerais, compostos fenólicos e fibras. Cereais integrais como semente de chia, linhaça, aveia, quinoa e arroz integral, que tem como caracteristica serem de um modo geral ricos em fibras, que auxiliam no funcionamento intestinal, além de serem ricos em Vitamina E e Minerais como o selênio, zinco, cobre, magnésio e fósforo. 
Verduras são muitas vezes incorporadas aos chás que, se usadas em quantidades corretos e individualizadas, podem sim ser benéficos durante o tratamento. O mais usado é o chá verde que tem duas ações, uma antioxidante e outa termogenica. A antioxidante atua combatendo radicais livres e, assim, ajuda na prevênção do câncer e envelhecimento das células, já o efeito termogênico é proveniente da queima de calorias durante o processo de digestão. O chá de hibisco também tem ação antioxidante e também diurética, que ajuda na eliminação mais rápida das toxinas do corpo. O gengibre isolado ou incorporado aos chás também ajuda na ação antioxidante. 
Um dos principais erros dessa dietaé o uso excessivo e contínuo de chás. Apesar de eles serem potentes agentes desintoxicantes, o excesso pode ter um efeito maléfico nos rins, porque a quantidade extrema de líquidos pode acabar sobrecarregando o órgão e causar sintomas adversos. 
Outro erro muito comum na prática de dietas é optar por uma dieta muito restritiva, isto é, com baixíssimas calorias. O consumo muito abaixo das necessidades calóricas além de causar sintomas como mal estar, tontura, ânsias, sudoreses, queda de pressão e outros, ainda pode contribuir para o efeito "sanfona". O efeito sanfona é a recuperação involuntária e indesejada dos quilos perdidos após a realização da dieta. É a resposta do organismo que, após um longo período de privação, visa recuperar a forma habitual. Esse efeito é muito comum após o término de dietas extremas. 
Para evitar esses erros comuns e obter o sucesso esperado com a dieta, consulte a ajuda de um profissional nutricional. Ele é o profissional capacitado e treinado para orientar um cardápio específico para o seu dia a dia e de acordo com seus hábitos e preferências alimentares. 
Cristina Trovó
 Nutricionista

UTI das Ideias - Soluções Corporativas em Web e Design