Dicas para um churrasco mais saudável
1 - Saladas: Comece sempre por uma salada verde bem variada. Nessa época do ano é comum associar saladas com frutastropicais e molhos. Ex.: Salada de folhas (alface, rúcula, almeirão, acelga, agrião) complementadas com palmito, cenoura, tomate cereja, manjericão e frutas como kiwi, laranja, manga, pera, damasco e, ainda, molhos como mostarda, homus, mel e limão.
2 - Acompanhamentos: Tenha sempre acompanhamentos para não consumir apenas carnes. Para um churrasco completo: arroz, vinagrete, farofa, mandioca cozida, cebola na grelha e pratos com berinjela e abóbrinha.
3 - Carnes: Escolha os melhores cortes de carnes para o seu churrasco: filé mignon, alcatra, lombinho, peito de frango, sobrecoxaaberta sem pele e peixes em geral. Diminua a quantidade de sal grosso, substituindo-o por temperos de ervas naturais e pobres em sódio. Temperos prontos industrializados não são indicados pelo alto teor de sódio na composição.
4 - Evite Alimentos gordurosos: Evite asa de frango, ponta de peito de frango, linguiça, aipim, polenta frita, batata frita, pão de alho e queijos em geral.
5 - Álcool: Além de não abusar na caipirinha e na cerveja, alterne com bebidas não alcoólicas, pois as altas temperaturas da estação, o calor exalado pela churrasqueirae o álcool promovem uma perda excessiva de liquidos pelo corpo. Sucos naturais de frutas como laranja e limão, são uma boa pedidaporque além de auxiliar na reidratação, ajuda na absorção do ferro consumido pelas carnes.
6 - Complementos: Para uma mesa bonita, bem apresentável e elegante, você pode complementar com frutas geladas da estação como pêssego, lichia, cereja, ameixa, castanhas ou nozes.
7 - Sobremesa: Opte por sobremesas leves como abacaxi, maçã ou banana assados com canela.
Cristina Trovó
Nutricionista