Dicas Para evitar o Sobrepeso

Dicas Para evitar o Sobrepeso

Dicas para evitar sobrepeso

 

Sobrepeso

Segundo o Ministério da Saúde, cerca de 18% dos brasileiros estão obesos. Quando se trata de sobrepeso, o dado é ainda mais alarmante, chegando a mais da metade da população (54%). A Organização Mundial da Saúde classifica a obesidade e o sobrepeso pelo Índice de massa corpórea (IMC), que é calculado dividindo o peso do indivíduo pela altura ao quadrado. No caso da OMS, classifica-se como obeso o indivíduo com IMC acima de 30kg/m2 e, acima do peso, aqueles entre 25 e 29,9 kg/m2.

 

Os perigos do sobrepeso

O perigo reside no fato de que muitos brasileiros desconhecem que estão com sobrepeso, o que só descobrem quando estão com outra doença associada. O sobrepeso contribui, principalmente, para o aparecimento de doenças crônicas como diabetes, hipertensão e altos níveis de colesterol.

 

Dicas para evitar o sobrepeso

Normalmente, essa não é a preocupação mais comum, pois muitas pessoas buscam combater o sobrepeso ao invés de evitá-lo optando pela prevenção. Se você está preocupado com a sua saúde e deseja evitar o sobrepeso, aqui vão cinco dicas essenciais:

 

 1.Priorizar a qualidade da alimentação

A maioria das pessoas ficam preocupadas com as quantidades de alimentos que ingerem durante o dia. O que elas não sabem é que a qualidade deles é o que faz a diferença.

Uma alimentação equilibrada precisa ter grande variedade durante o dia. Durante as refeições principais, lembre-se de ter pelo menos uma porção de carboidrato (arroz, batata, mandioca), uma de leguminosa (feijões variados), legumes, hortaliças e uma porção do grupo das proteínas (carnes).

Lembre-se também de comer alimentos fontes de fibras como hortaliças, grãos, aveia, chia; leite e derivados; frutas variadas; oleaginosas (nozes, amêndoas e sementes) além da hidratação recomendada de aproximadamente 35ml para cada kg de peso corporal.

 

 2.Fracionamento das refeições

O fracionamento das refeições ajuda no controle do apetite e da ansiedade. A recomendação de se alimentar de 3 em 3 horas é válida, mas é preciso lembrar que a individualidade da sua rotina também pesa muito. Lanchinhos rápidos como frutas, oleaginosas, iogurtes e sucos são boas alternativas e impedem que o organismo fique muito tempo em jejum.

 

3. Evitar produtos industrializados e doces

Pense que tudo que está na prateleira do supermercado passou por alguma transformação química para estar ali. A maioria desses alimentos, geralmente, vêm acompanhados de grandes quantidades de sódio e açúcar, que favorecem o aparecimento de doenças cardiovasculares e o sobrepeso respectivamente.

Quanto mais evitar a compra desses alimentos, menor será seu consumo e o ganho de peso.

 

 4. Realizar uma atividade física

Não tem como fugir. O sobrepeso é o desequilíbrio entre a quantidade de calorias ingeridas em comparação com a gasta durante o dia. Se você trabalha o dia todo sentado, ou sem realizar nenhuma atividade que demande esforço físico, dificilmente essa balança fica negativa. Dessa forma, é preciso gastar essa energia acumulada com alguma atividade física de sua escolha.

A mudança da qualidade da alimentação e a diminuição dos industrializados somadas à atividade física ajuda na prevenção do sobrepeso e, ainda, libera hormônios que combatem o estresse do dia a dia.

 

 5.Mastigue bem os alimentos

Quando mastigamos, é enviado um sinal ao nosso cérebro que estamos comendo um alimento e o corpo deve se preparar para digeri-lo. Esse mecanismo também está associado à saciedade. Se comemos apressadamente ou com alguma distração, perdemos a noção do que estamos ingerindo e acabamos comendo mais do que precisamos. O chamado impulso alimentar. Assim, evite comer em frente à televisão ou usando o celular e mastigue bem!

Se quiser outras dicas, fique de olho no nosso blog, no instagram, ou venha me fazer uma visita!

 

Cristina Trovó

Nutricionista

UTI das Ideias - Soluções Corporativas em Web e Design