Dicas para compulsão
5 dicas de como evitar a compulsão alimentar
A compulsão alimentar é a perda de controle na ingestão dos alimentos. Muitas pessoas sofrem desse mal em decorrência da ansiedade e acabam ingerindo uma grande quantidade de alimentos em pequeno espaço de tempo.
Compulsão alimentar: sintomas e consequências
Os sintomas da compulsão alimentar envolvem a ansiedade e a ingestão muito rápida de alimentos, mesmo quando não se está com fome. Como consequências da compulsão alimentar vêm o sentimento de culpa, muitas vezes a obesidade e doenças associadas como diabetes, hipertensão e alto índice de colesterol. Além, claro, dos distúrbios alimentares como anorexia e bulimia. Por isso, podemos dizer que a compulsão alimentar é bastante perigosa para a saúde daqueles que ela afeta.
- Não faça dietas restritivas.
Dietas restritivas são famosas pela dificuldade de serem seguidas, não são aplicadas em longo prazo e restringem a alimentação. Isso leva a episódios de compulsão alimentar. Fuja delas e, se tiver um objetivo, procure um profissional que possa ajudar na educação alimentar.
- Coma o que tenha vontade, mas sem exageros.
Se você está com vontade de comer um chocolate, coma a melhor opção de chocolate que tiver. Não troque o chocolate por um doce fit, mas se possível escolha um 70% cacau pelos seus benefícios. É mais indicado que coma o alimento que está com vontade, em pequena porção, caso contrário, depois poderá sentir o desejo de comer a barra inteira por um episódio de compulsão alimentar, por exemplo.
- Não pule as refeições.
Longos períodos sem comer, como são feitos em prática de jejum intermitente, por exemplo, levam a episódios de compulsão alimentar. O corpo, quando é privado de alimentos por um longo período de tempo, tende a "descontar" na próxima refeição, já prevendo demora para a próxima refeição.
- Mastigue com tranquilidade.
Muitas pessoas têm compulsão alimentar e não percebem a quantidade de alimentos que estão comendo. Para se ter uma noção dessas quantidades é importante mastigar várias vezes o alimento, o que enviará uma mensagem para o cérebro que você está comendo.
5. Separe os alimentos em porções.
Se você constatar que tem episódios de compulsão alimentar com determinados alimentos, tente servi-los em porções menores. Por exemplo, se você percebe que extrapola durante o almoço ou jantar, ao invés de colocar as panelas à mesa, separe em “marmitas” ou potes as quantidades necessárias para sua alimentação. Assim, terá uma maior sensação de saciedade quando terminar o consumo da porção.
A compulsão alimentar é um velho conhecido, principalmente das mulheres, mas cada vez mais vem aparecendo em homens, adolescentes e até mesmo em crianças, levando a graves consequências a saúde. Se notar qualquer desses sintomas, procure ajuda de um nutricionista e de um médico. Quanto mais cedo, menores serão as consequências!
Cristina Trovó
Nutricionista