Dicas para comer mais vezes em casa

Dicas para comer mais vezes em casa

Dicas para comer mais vezes em casa

 

Preparar alimentos em casa faz bem à saúde e ao paladar. Se você é daqueles que têm a opção de se dar ao luxo de comer em casa, porém não faz isso por causa da rotina corrida, aqui vão algumas dicas para se organizar e realizar esse luxo mais vezes durante a semana!

 

  1. Planeje o que vai comer durante a semana

Parece difícil pensar em que vamos comer durante a semana toda, porém essa tarefa não é das mais trabalhosas e a ajuda de um nutricionista pode ser muito valiosa. Caso você ainda não possua a orientação desse profissional, pode planejar um cardápio semanal tenho em mente:

  • Uma salada: varie entre folhas, legumes crus e cozidos como cenoura, beterraba, rabanete, batata e complementos como queijos, frutas e molhos.
  • Uma proteína: alterne entre carne vermelha, frango, ovos e pescados.
  • Um prato à base de carboidrato: arroz com feijão, mandioquinha, batata ou batata doce.
  • Uma guarnição: verduras e legumes cozidos ou no vapor.
  1. Faça uma lista e vá às compras

Durante o fim de semana, faça uma listinha de compras com os ingredientes a serem preparados para as refeições semanais. Pode parecer simples, mas essa técnica economiza tempo e evita compras de alimentos pouco saudáveis no mercado.

 

  1. Cozinha rápida

Esta é a hora de colocar em prática o planejamento. Se quiser economizar tempo, cozinhar durante o fim de semana e congelar os alimentos é sempre uma opção. No entanto, se optar por cozinhar todos os dias, escolha receitas práticas e deixe preparado pelo menos o prato base para facilitar o trabalho.

 

  1. Armazenamento

Em potes, separe as preparações em porções prontas para congelar. Legumes, frutas e verduras devem sempre ser armazenadas na parte inferior da geladeira, onde a temperatura é mais alta. Baixas temperaturas da parte superior podem "queimar", principalmente, os vegetais folhosos.

 

  1. Benefícios de realizar refeições em casa:
  • Evita que os alimentos de casa estraguem;
  • Evita o consumo de fast food ou comidas prontas;
  • Promove autonomia para escolher o que irá comer;
  • Reduz os gastos com alimentação fora de casa;
  • Facilita a busca por uma alimentação saudável.

 

Feita todos os dias ou preparada durante os fins de semana, a alimentação em casa tem muitos benefícios. Como nutricionista, sempre indico que as refeições sejam planejadas e proporcionadas nas quantidades corretas. Se tiver dificuldade com o cardápio, conte comigo!

 

 

Cristina Trovó

Nutricionista

UTI das Ideias - Soluções Corporativas em Web e Design