Dicas Nutricionais para Mulheres
Já é estabelecido que tanto homens quanto mulheres devem possuir uma alimentação balanceada, rica em vitaminas e minerais, assim como fontes proteicas e energéticas variadas, com um cardápio rico em frutas, fibras, vegetais, carnes magras, laticinios, pães, massas integrais (além de praticar atividade física e hábitos saudáveis como o não tabagismo e baixa ingestão alcoólica). Tudo isso com o objetivo de evitar, de uma forma geral, uma grande diversidade de doenças, que hoje encontramos no cenário mundial, como é o caso das doenças cardiovasculares, dos cânceres, da obesidade, diabetes, osteoporose e de outras.
No entanto, homens e mulheres possuem necessidades nutricionais diferentes, a começar pela quantidade energética que evidencia a menor necessidade calórica em mulheres pela menor quantidade de células musculares, quando comparada ao genêro masculino.
Os micronutrientes também se diferem em quantidades, como é o caso do ferro, um mineral essencial em ambos os sexos, que é demandado em maior quantidade pelas mulheres devido a sua perda durante o ciclo menstrual e durante a gravidez. As fontes desses micronutrientes, incluem carnes vermelhas, fígado bovino, feijão, vegetais verdes escuros, e sua absorção pode ser potencializada quando combinada a alimentos fontes de vitamina C como as frutas cítricas.
A mulher, de uma forma geral, necessita de menos energia que o homem pela menor quantidade de músculos, no entanto, na infância essa necessidade é aumentada até que se estabilize durante a fase adulta, variando apenas pelo nível de atividade física.
O Ácido Fólico, Vitamina B9 ou folato é outro mineral cuja necessidade é maior entre as mulheres, principalmente durante a gestação, pois ele auxilia no sistema nervoso do feto. Como na maioria da vezes seu consumo não é suficiente, uma suplementação durante a gravidez é necessária para evitar defeitos de fechamento no tubo neural.
Suas fontes alimentares são: espinafre, feijão branco, brócolis, gema de ovo, fígado, peixes, entre outros.
Temos também aquelas vitaminas que são parceiras na saúde de cabelos e unhas como a Biotina, que é encontrada na gema de ovo, nozes, leite, peixes e outros. Também é o caso da Vitamina C, que ajuda na formação do colágeno da pele e é encontrada em frutas cítricas, principalmente. Além das fontes citadas, temos ainda a Vitamina E, que atua no antienvelhecimento das células e pode ser encontrada em óleos vegetais, sementes e amêndoas.
Para uma saúde completa da mulher não existe segredo, aposte em um cardápio variado, e em pequenas quantidades, assim, além de garantir o aporte necessário de micronutrientes, ainda se previnem patologias como obesidade e diabetes.
Cristina Trovó
Nutricionista