Dia do Biscoito
Dia do biscoito
Este alimento, feito de diversas maneiras e acompanhado de sabores comemora seu aniversário no dia 20 de julho. Fáceis de carregar, de conservar, acompanham momentos de descanso e lazer e estão sempre prontos a fornecer energia e prazer. Comumente associado a lembranças positivas da infância, os biscoitos podem também lembrar as guloseimas da vovó. Essa sensação tem um nome, a comfort food. O termo é usado para alimentos que transmitem a sensação de conforto e segurança por serem associados a lembranças positivas passadas
O biscoito integral é mais saudável?
Na maioria das vezes não! Ainda que a indústria tente cada vez mais diminuir os valores de sódio, gorduras e aditivos, essa quantidade ainda se mostra maior que as recomendadas. O importante é saber escolher pela leitura dos rótulos.
O ideal é que o primeiro ingrediente seja a farinha integral e não a farinha de trigo, observando sempre se o alimento possui açúcares ou óleos, quais são esses tipos e se contém aditivos como conservantes e corantes.
Lembrando sempre que os ingredientes são descritos sempre em ordem decrescente de quantidades, ou seja, o primeiro alimento é aquele que se encontra em maior quantidade na preparação.
Exemplo de rótulo:
1. Farinha de trigo enriquecida com ferro e acido fólico (farinha branca); Farinha integral; Óleo; Açúcar; Açúcar invertido; Vários aditivos.
Analisando esse exemplo podemos ver que não é uma boa opção, uma vez que o primeiro ingrediente não é a farinha integral e que possui açúcares e aditivos na sua composição.
E qual é o melhor?
Como falamos, o biscoito deve ter a sua lista de ingredientes iniciando pela farinha integral, seguido por outros também saudáveis como amêndoas, banana, aveia e canela.
O ideal mesmo é fazer seu biscoito em casa, assim, tem a oportunidade de colocar os ingredientes selecionados de acordo com a sua preferência e fazer de maneira mais saudável!
Comfort food e crianças
A partir do momento em que os pais oferecem o primeiro biscoito para confortar ou evitar atritos com a criança, o alimento deixa de ter apenas seu efeito nutritivo e ganha um sentimento emocional, pois ativa a memória gustativa que associa o biscoito como o conforto para a tristeza ou para dor.
A nova tendência em alimentação moderna e saudável é aquilo que, para os mais velhos, na verdade, nunca saiu de moda: a comida caseira das mães, avós e tias, aquelas que remetem à infância e às coisas mais simples e deliciosas da vida.
E pode comer sempre?
O ideal é sempre a moderação. Como são preparações mais calóricas, são pratos para entrar eventualmente no cardápio.
Quando se identifica que estamos comendo por prazer e não pelo valor nutritivo ou pela fome real, é necessário ficar mais atento às quantidades.
Não é preciso abrir mão do seu prato preferido, mas é preciso traçar estratégias inteligentes na hora da seleção e preparo do prato.
Dica de receita
O biscoito feito em casa pode ser saudável. Por exemplo:
Cookie integral com recheio de geleia de morango.
· 2 xícaras de farinha de aveia
· 2 colheres de sobremesa de chia
· 1 pitada de sal marinho
· 2 colheres de sopa de melado
· 2 colheres de sopa de azeite
· 1 colher de sopa de óleo de coco
· Geleia de morango
· 1 colher de sopa de água
· 2 copos de morango de morango cortado
Bom apetite!
Cristina Trovó
Nutricionista