Dia do apicultor
Mel - Dia do Apicultor
Mel
No dia 22 de maio é comemorado o dia do apicultor e, em comemoração à data, é bom saber mais sobre esse rico produto. Consumido há milhares de anos e muito apreciado pelas diversas gerações por ser um adoçante natural, é derivado do néctar das flores e obtido através da excreção das abelhas. Existem vários tipo de mel: silvestre, de flor de eucalipto, de flor de laranjeira, entre outros.
Mel e seus benefícios
Dentre os benefícios desse potente alimento destacamos:
- Efeito antioxidante: combate os radicais livres e o envelhecimento celular pela presença do ácido glucônico;
- Possui prebióticos que ajudam na manutenção da microbiota intestinal e no trânsito intestinal devido à sua composição de carboidratos não digeríveis;
- Tem ação antimicrobiana graças aos flavonoides presentes em sua composição, que podem ser coadjuvantes no tratamento de doenças respiratórias e dores de garganta, por exemplo;
- Possui potássio, cálcio, e ferro, entre outros minerais.
Mel e seus cuidados
O que muitos não sabem, no entanto, é que o consumo do mel também necessita de cuidados. Em excesso, assim como todo alimento, pode trazer malefícios à saúde.
Com mais de 70 kcal em 25g do alimento, esse adoçante natural pode levar à resistência à insulina e, posteriormente, à diabetes. Também contribui para o ganho de peso pelo seu alto índice calórico.
Outro cuidado com o mel diz respeito às crianças. Não é recomendado que menores de um ano consumam mel pelo risco de botulismo. A bactéria do tipo Clostridium botulinum pode ocasionar a doença e crianças abaixo dessa idade não estão preparadas para combater as toxinas, segundo a ANVISA.
Como sempre digo a meus pacientes, a moderação é a chave para uma alimentação saudável. Devemos aproveitar os benefícios do mel com moderação. Principalmente aqueles que buscam a perda de peso! Lembrem-se de que temos outras opções para adoçar os alimentos e não se esqueçam de adoçar a vida!
Cristina Trovó
Nutricionista