Despensa vegana
Despensa vegana
Despensa vegana
Muitos veganos, principalmente aqueles que acabaram de aderir a esse estilo de vida, possuem dificuldades ao fazer as compras para compor uma despensa que se adapte à sua realidade. Por isso, vamos dar algumas sugestões de alimentos para variar sua alimentação. Além de visar atingir o desafio da quantidade necessária de proteínas por dia, os alimentos que seguem também são ricos em minerais, fibras e óleos essenciais.
Cereais e leguminosas
Quando o assunto é cereais, muitos acham que a dieta vegana deve sofrer muitas alterações, o que é um mito. O arroz branco, macarrão e pães podem ser sim a base da alimentação de um vegano, desde que usados em equilíbrio.
Arroz: branco, integral, negro, jasmim, arbóreo, selvagem.
Macarrão: integral, à base de ovos,de quinoa ou de arroz.
Pão: branco, integral, sírio, italiano, rústico.
Outros produtos: cuscuz marroquino, tapioca, sêmola, farinha de milho, fubá, polvilho azedo. Amaranto, aveia, cevada e o centeio também são bem vindos.
Quanto às leguminosas, para variar o feijão carioca você pode optar pelo feijão preto, azuki, grão de bico, soja, lentilha e o feijão branco que fica uma delícia em saladas.
Oleaginosas, frutas secas e sementes
As oleaginosas, as frutas secas e sementes possuem uma grande concentração principalmente de fibras, vitaminas e minerais como o ferro. São também ótimas para lanches intermediários.
Dentre elas destacamos as nozes, amêndoas, castanha de caju além da castanha do Pará. Mas atenção às quantidades! Apesar de possuírem gorduras benéficas ao nosso corpo, são bastante calóricas. É indicada sempre uma porção de até 3 unidades no caso da castanha do Pará.
Já as frutas secas são boas opções para aqueles que não conseguem ficar sem um doce ao longo do dia. Dentre elas as passas, tâmaras, o damasco, a ameixa, os figos, o kiwi, as bananas (opte por sem açúcar).
Sementes: sementes de girassol, abóbora, linhaça, gergelim, chia.
Outros grupos alimentares
Complete sua lista com outros alimentos essenciais como frutas, verduras, legumes, tubérculos e vegetais folhosos, de acordo com a sua preferência.
Lembre-se de evitar, sempre que possível, os alimentos e temperos industrializados pela grande quantidade de sódio, gorduras, açúcares e conservantes.
Caso tenha alguma dúvida, conte comigo para montar um plano alimentar que siga seus ideais! Vamos juntos?
Cristina Trovó
Nutricionista